Ter, Mai

Tupi: Início da Quaresma e lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Região III

A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, lançou oficialmente, na Quarta-feira de Cinzas (10/02), a Campanha da Fraternidade Ecumênica-2016, que traz como tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema apoiado em Amós 5,24 que diz: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca".

O objetivo principal da CFE-2016 será chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

As reflexões sobre o saneamento básico propostas pela CFE-2016 demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados. Por isso é uma Campanha Ecumênica, pois a questão do Saneamento afeta não apenas católicos, mas todas as pessoas, independente da fé que professem.

O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”.

Estas atitudes poderão nos aproximar do sonho do profeta Amós que é o de “ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24).

Abrindo a celebração das Cinzas que aconteceu na Matriz, um grupo de crianças e adolescentes apresentou uma encenação sobre a possível transformação que pode acontecer com a participação de cada um dentro da proposta da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

Pe Valdo Bartolomeu de Santana, Pároco, na homilia, sugeriu à comunidade que aproveitasse este Tempo de Quaresma, para uma grande valorização do silêncio, além dos gestos concretos de penitencia, jejum e caridade, sempre com a abstinência de alguma coisa que possa ser prejudicial à saúde ou viciante como excessos de comidas, bebidas, tabacos, internet, celular, etc

No final da Quaresma, Domingo de Ramos acontece a Coleta da Solidariedade, quando o fruto do jejum da cada um, que foi reservado, seja doado para a Campanha de Evangelização, que terá seu resultado financeiro revertido para os Projetos Sociais da Igreja, inclusive na Região.

Não consegue visualizar as fotos? clique aqui

Antônio Luciano Teixeira/ PASCOM