Ter, Dez

Paróquia Santo Antonio comemora 80 anos com Missão Popular Estigmatina

Região I

Antes de ser paróquia, a Igreja Matriz de Santo Antônio foi à primeira capela de Santo Antônio do Alto Cafezal (antigo nome de Marília). Construída pelo Sr. Antônio Pereira da Silva, pioneiro em Marília. A inauguração ocorreu em dezembro de 1924, com uma missa celebrada pelo Pe. Arnaldo Goetz. Cinco anos depois, em dezembro de 1929, iniciou-se a construção da segunda capela de Santo Antônio. A celebração de inauguração ocorreu em 03 de agosto de 1930, porém a parte interna do novo templo foi totalmente finalizada somente em 1934.

santoantonio 80anos

A paróquia Santo Antônio de Marília foi a segunda paróquia da cidade, criada por decreto de 29 de setembro de 1936, assinado por Dom Henrique César Fernandes Mourão, bispo de Cafelândia (pertencente naquela época) e o chanceler, o Pe. Luiz Octávio Bicudo de Almeida, conforme código de direito canônico nº 515 parágrafo 3º.

A nova paróquia teve por sede o bairro da mesma cidade chamado bairro Santo Antônio, ficando desmembrada da paróquia São Bento de Marília, ficando instituído, conforme exigência do direito canônico, a doação de parte do território, e seus limites agora pertencentes à nova paróquia e submetida à jurisdição do sacerdote e seus sucessores canonicamente que lhe sucederam no cargo.

O primeiro pároco empossado foi o Pe. Victor Ribeiro Mazzei em 04 de outubro de 1936 às 10 horas da manhã; ficou responsável por diversas obras da paróquia, uma delas foi a construção da nova casa paroquial.

Construção da igreja Matriz de Santo Antônio

O lançamento da primeira pedra fundamental da nova igreja Matriz de Santo Antônio se deu em 1º de dezembro de 1940. Foi obra iniciada pelo Pe. Victor. A construção da atual igreja com três grandes torres foi iniciada em 1946 e concluída em 1958.

Na sequência dos sucessores desta Paróquia: Pe Luis Medeiros Netto em 12 de abril de 1940 (empossado por D. Henrique César Fernandes Mourão), Pe. Herval Maria de Oliveira (vigário auxiliar) em 5 de abril de 1941 e ao Pe. Jose Fortunato da silva Ramos em 16 de maio de 1941.

Chegada dos Padres Estigmatinos

Com a morte de D. Henrique César Fernandes Mourão em 29 de março de 1945, Bispo de Cafelândia, o Mons. Victor Ribeiro Mazzei foi nomeado vigário capitular e assumiu a Diocese de Cafelândia por três anos. Em 1946, Mons. Victor Ribeiro Mazzei convidou os padres estigmatinos da congregação dos Santos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (CSS) para dirigirem a paróquia. A chegada dos padres estigmatinos Augusto Casagrande e Mario Zuchetto ocorreu em 9 de março de 1946. Os sacerdotes foram recebidos pelo Mons. Victor Ribeiro Mazzei e pelo Pe. Luis Octavio Bicudo de Almeida, outros sacerdotes e centenas de fiéis, através dos quais os referidos padres sentiam-se acolhidos e agradecidos pela amizade manifestada.

Pe. Augusto Casagrande, css, foi nomeado pároco da Paróquia Santo Antônio de Marília, sendo empossado pelo Mons. Victor Ribeiro Mazzei em 10 de março de 1946.

Muitos missionários estigmatinos passaram pela paroquia e deixaram registrado na vida dos fieis o jeito estigmatino de ser.

Para comemorar os 80 anos de Paróquia e os 70 anos da presença dos estigmatinos em Marilia estaremos realizando uma Animação Missionária com o Tema: “Igreja em saída” no período de 05 a 13 de Março com a presença de 50 leigos missionários oriundos de nossas paroquias estigmatinas. Nesse período haverá visitas nas casas de famílias de nossa paróquia e celebrações diariamente as 19h30 em nossas comunidades.

“Missão é tempo de rever que Igreja nós queremos ser”.

Contamos com a sua participação!

Pe. Vinicios Araújo, css - Pároco
Pe. Narcyso Jordan, css – Vigário Paroquial