Dom, Jul

Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe é tema de encontro on-line dos padres

Clero

“Que possamos nos abrir para a Assembleia oferecendo uma séria e sincera colaboração!”, enfatizou o Pe. Guilherme Massoca Baptista que, com dezenas de ministros ordenados do clero de Marília, participou de formação on-line na última semana.

Na manhã da última quinta-feira, dia 15, padres da Diocese tiveram uma reunião formativa on-line sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribenha que ocorrerá no próximo mês de novembro.

Com a assessoria do Pe. Marcus Barbosa Guimarães, subsecretário adjunto de pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro esclareceu o período de escuta da Assembleia Eclesial: “o processo de escuta nos ajuda a pensar a pastoral e o nosso cotidiano de atuação juntos às comunidades”, disse o assessor ao afirmar que a contribuição de todos por meio do questionário proposto é importante para a consolidação da proposta.

“Imensa alegria e gratidão por partilhar com os padres de Marília o caminho da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. Sentir de perto com meus irmãos presbíteros passos já dados na diocese e os obstáculos que, no fundo, são desafios para assumirmos na evangelização, seguindo com fé e perseverança os passos de Jesus Cristo”, enfatizou o assessor.

Em entrevista, o vigário episcopal para a Região Pastoral II, o religioso Pe. Rogério de Lima Mendes, CP, disse à equipe de Comunicação Diocesana que, com a Assembleia Eclesial, a Igreja se prepara para viver um momento importante e histórico, que deixará marcas profundas e significativas nas ações pastorais. “Creio ser oportuno mesmo diante de uma pandemia, o clero, religiosos, nossas paróquias e lideranças percorrerem juntos este caminho de preparação em sinodalidade, comprometidos e atentos com os propósitos da Assembleia”, observou.

Sobre o encontro do clero on-line, o Pe. José Afonso Maniscalco, que exerce seu ministério em Adamantina, disse que “ajudou a compreender a importância da nossa participação no processo de escuta. Como é fundamental nós, padres, e os leigos de nossas paróquias, estarem sempre atentos aos caminhos realizados pela Igreja na busca de uma verdadeira comunhão e participação”.

O sacerdote, que na Diocese também assessora as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), ponderou que a pandemia “nos impediu de descobrir novas formas de evangelização” e que a manhã formativa dos padres sobre a Assembleia Eclesial refletiu muito sobre vários aspectos da pastoral, e concluiu desejando “que todos se empenhem em apresentar agora tudo aquilo que muitas vezes conversamos e questionamos em nossa caminhada eclesial”.

Para o Pe. Guilherme Massoca Baptista, de Pompeia, o encontro do clero reforçou o ideal de unidade da Igreja. “Participar deste momento sinodal recorda o quanto a voz de cada batizado, seja qual for sua vocação específica, é essencial para transformar a ação evangelizadora na Igreja de Cristo”, e afirmou: “que possamos nos abrir para a Assembleia oferecendo uma séria e sincera colaboração!”.

No período da noite, do mesmo dia, as lideranças leigas da Diocese também refletiram o mesmo tema.

Encontro Assembleia da America Latina 2

Encontro Assembleia da America Latina 3