11
Ter, Mai

Falece Dom Aloysio José, Arcebispo Emérito de Botucatu

Brasil e o mundo

domaloysio2Faleceu hoje, terça-feira, 19, aos 79 anos, o Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Aloysio José Leal Penna, SJ. Dom Aloysio estava internado em estado grave com falência múltipla dos órgãos. O velório ocorrerá a partir de amanhã (20) e as exéquias serão celebradas dia 21.

Trajetória

 Dom Aloysio José Leal Penna nasceu em 7 de fevereiro de 1933 na cidade de Piquete (SP). Religioso jesuíta, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e bispo no dia 22 de julho de 1984. Esteve à frente da Diocese de Paulo Afonso (BA) por dois anos e foi transferido para Diocese de Bauru como bispo coadjutor em 10 de abril de 1988, ao lado de Dom Cândido Padin, durante dois anos. No dia 4 de setembro de 1990 foi nomeado o 3º bispo diocesano de Bauru, função que exerceu até agosto do ano 2000. Em 27 de agosto de 2000 tomou posse como arcebispo de Botucatu. Sua renúncia se deu 19 de novembro de 2008, por ter completado 75 anos, idade limite para o exercício do episcopado. 

Saúde

No dia 10 de janeiro de 2009 Dom Aloysio sofreu uma queda quando celebrava missa na catedral metropolitana de Botucatu, o que ocasionou uma hemorragia interna no crânio. Desde então, o bispo vinha passando por diversos tratamentos e apresentava uma melhora no quadro clínico até a última internação em estado grave de saúde. 

O religioso estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em coma induzido, com falência múltipla de órgãos, respirando com ajuda de aparelhos, mas não resistiu e faleceu no início da manhã desta terça-feira.

Em Botucatu, será realizada missa de corpo presente e o velório. Após a homenagem, o corpo de Dom Aloysio será levado ao Rio de Janeiro, onde será o enterro do religioso.

Nota de Falecimento

Com imenso pesar, a Arquidiocese de SANT’ANA de Botucatu comunica que o Exmo. e Revmo. Dom Aloysio José Leal Penna, SJ, Arcebispo Emérito de Botucatu, aos setenta e nove anos de idade, faleceu santamente no Hospital Madre Teresa,  Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, na cidade de Belo Horizonte.

 Seu lema episcopal “Vim para servir” era de fato a síntese de sua vida e a Arquidiocese de Botucatu agradece a Deus por nos ter dado um tão magnânimo e fiel servidor do Reino de Cristo!

 Dom Aloysio será velado na Catedral de Botucatu durante todo o dia, na quarta-feira, dia 20 de junho, a partir das 9h00 e permanecerá sendo velado até a quinta-feira, dia 21 de junho, onde haverá missa de duas em duas horas.

 A Santa Missa de Exéquias será celebrada no dia 21 de junho, quinta-feira, às 10h00 na Catedral Basílica Metropolitana de Sant’Ana, Praça Dom Luiz Maria de Santana, s/nº, centro, Botucatu-SP.

 Após a Santa Missa, Dom Aloysio será transladado para sua cidade natal, o Rio de Janeiro, onde será velado na Igreja Santo Inácio do Colégio dos Jesuítas (Botafogo) e ali sepultado junto a seus confrades.

 Rogamos a todos que orem pelos familiares para que sintam o conforto do Divino Espírito Santo e aos padres pedimos que ofereçam missas em sufrágio de nosso amado Dom Aloysio.

Côn. Joinville Antônio Arruda
Chanceler da Arquidiocese

  

+ Maurício Grotto de Camargo

Dom Mauricio Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano de Botucatu

  

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa267