11
Ter, Mai

Comissão para a Juventude da Sub-Região realiza sua primeira reunião

Brasil e o mundo

setor-regiao1Hoje, dia 17 de maio de 2012 aconteceu a primeira reunião da Comissão para a Juventude da Sub-Região de Botucatu. A reunião aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral de Marília. Estiveram presentes os assessores do setor juventude das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Marília, Presidente Prudente e assessores da PJ das dioceses de Marília e Presidente Prudente. A reunião, que teve início às 10h, foi coordenada pelo Sub-secretário executivo da Sub-Região, Pe. Carlos Roberto dos Santos, e teve o objetivo de refletir sobre a  Jornada Mundial da Juventude 2013 e o Setor Juventude nas dioceses.

Com relação à JMJ Rio foram apresentadas diversas orientações para ajudar as dioceses a se prepararem, seja na recepção dos jovens estrangeiros que virão na semana missionária nos dias 17 a 20 de julho nas dioceses, seja na organização diocesana para enviar os jovens para a JMJ Rio. Cada diocese apresentou a maneira como está se organizando e as dificuldades enfrentadas.

Num segundo momento, o Pe. Carlos propôs a leitura e discussão do texto “Setor Juventude Diocesano: o quê, para quê, como?, de Eder D’Artagnan, assessor da Pastoral da Juventude e do Centro Marista de Pastoral de Montes Claros/MG. O texto apresentava os seguintes pontos: 1. O que é exatamente o Setor Juventude Diocesano? 2. O que querem os bispos com o Setor Juventude Diocesano? 3. Que “nós” têm amarrado e emperrado a organização do Setor Juventude Diocesano? 4. O Setor Juventude como suporte para a evangelização juvenil na diocese. 5. Sugestão de alguns passos a seguir. 6. Princípios fundamentais para a organização do Setor Juventude Diocesano. 7. Orientações para que o Setor Juventude funcione na diocese. Este momento teve o objetivo de ajudar os assessores diocesanos a refletirem e partilharem suas experiências, as dificuldades comuns e também as propostas para a organização e articulação do setor juventude na prática, em suas dioceses.

Em seguida, houve partilha e troca de ajuda com relação às diversas experiências para que todos possam melhorar a articulação do Setor Juventude diocesano. Foi assumido o compromisso de levar esta discussão em para as dioceses e encaminhar alguns pontos. Os participantes se comprometeram, também, a elaborar algumas orientações que servirão de rumo para todos o Setores Juventude de cada uma das dioceses na província, e que garantirá, ao mesmo tempo, a liberdade de cada diocese para se organizar de acordo com sua própria realidade.

Após a oração final, foi definida a data da próxima reunião para o dia 21 de agosto e a reunião foi encerrada com o almoço.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa267