10
Seg, Mai

Sub-Região se reúne no Itra

Brasil e o mundo

textoA Sub-Região de Botucatu realizou ontem, 13, sua primeira reunião do ano para a discussão de temas relacionados à realidade da Província Eclesiástica de Botucatu (Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente). Como de costume, a reunião foi realizada no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília. 

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, o tema abordado neste encontro foi a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38, 8). “A convidada para explanar o tema do encontro foi a Doutora Irmã Monique Marie Martes Bourget, diretora do Hospital Santa Marcelina, de São Paulo. Ela apresentou o tema da Campanha sob o olhar de uma profissional que trabalha na área da saúde e, portanto, tem mais conhecimento a ser partilhado pela sua experiência”, disse o arcebispo. Ela também apresentou-nos dados concretos da saúde pública nas cidades de nossa região.

O encontro teve início por volta das 9h com a oração inicial e contou com a presença dos bispos da província eclesiástica de Botucatu, vários padres e agentes de pastoral. Após sua apresentação, Ir. Monique coordenou um momento de partilha e reflexão entre os presentes. O momento seguinte foram as comunicações diversas e, em seguida, o almoço, por volta das 12h.

No período da tarde, os bispos da província fizeram a reunião privativa. Este momento foi aproveitado para que os outros participantes, também fizessem, simultaneamente, suas reuniões. Assim, se reuniram os coordenadores diocesanos de pastoral, junto com os assessores do setor juventude das dioceses,  a fim de definirem pontos importantes sobre: a)  a organização de uma “comissão para a juventude” na  Sub-Região; b) a organização de Jornadas Diocesanas da Juventude como preparação e encaminhamento dos jovens das dioceses para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013. Também se reuniram para discutirem assuntos afins: os agentes de pastoral do sub-regional que estavam presentes;  os representantes dos presbíteros; os religiosos, representantes do CRB. O encontro encerrou-se por volta das 15 horas.sub-regiao2

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa267