Qui, Mai

Diocese de São João da Boa Vista se despede de Dom David

Brasil e o mundo

O bispo emérito, que exerceu seu ministério durante 15 anos em São João da Boa Vista, foi o quarto bispo da Diocese.

A Diocese de São João da Boa Vista comunicou no último dia 16 de março o falecimento de seu bispo emérito, Dom David Dias Pimentel. O sepultamento ocorreu às 18h do mesmo dia, na Catedral São João Batista. A Missa exequial foi presidida pelo atual bispo, Dom Antônio Emídio Vilar, com a presença do presbitério, diáconos e familiares de Dom David. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Diocese.

Dom David foi o quarto bispo da Diocese de São João da Boa Vista. Nascido em Portugal no dia 18 de março de 1941, iniciou a vida no sacerdócio no dia 21 de dezembro de 1969. Tornou-se bispo em 31 de janeiro de 1997 em São José do Rio Preto. Em 25 de março de 2001 assumiu a função de bispo diocesano de São João da Boa Vista e, em sua trajetória, que seguiu até o ano de 2016 foi responsável por presidir a Missa de ordenação episcopal de Dom Luiz Antonio Cipolini, em 2013.

Dom David central

Por conta das limitações que ocorrem devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), Dom Luiz não compareceu na Missa exequial de seu irmão no episcopado. No entanto, na celebração que presidiu na Catedral Basílica de São Bento, em Marília, no mesmo dia, o bispo diocesano prestou sua homenagem e falou um pouco da relação entre ele e o falecido. “Foi Dom David quem me convidou para ser reitor do seminário maior de Teologia, em Mogi Guaçu, e me indicou como professor da Pontifícia na Universidade Católica (PUC), de Campinas. Além de presidir a Missa em que recebi a ordenação episcopal, nossa relação foi marcada pelo diálogo, pelo respeito e pela obediência. A ele meu sincero e profundo agradecimento. Em meu nome e em nome da Diocese de Marília, exprimo pesar pelo falecimento de Dom David,” realçou Dom Luiz em homilia.