11
Ter, Mai

Rede Eclesial Pan-Amazônica é oficialmente criada em Brasília

Brasil e o mundo
 

Brasília (RV) – A divulgação da declaração “Amazônia: fonte de vida no coração da Igreja”, concluiu na tarde de ontem, sexta-feira, em Brasília, o encontro que consolidou a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica.

Desde terça-feira Cardeais, Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, de países da América Latina, Espanha, França, Itália, Estados Unidos e Inglaterra, desenvolveram intensos trabalhos para criar estratégias e mecanismos para consolidar a Rede. Em agradecimento à mensagem enviada pelo Papa Francisco no início do encontro, foi elaborada uma carta em que a Rede assume como visão as palavras do Santo Padre “pronunciadas em 19 de março de 2013: “Nossa vocação é custodiar toda a criação, a beleza da criação, como nos diz o Livro do Gênesis e como nos mostra São Francisco de Assis: respeitar todas as criaturas de Deus e o ambiente onde vivemos”.

“A missão da Rede – continua a mensagem – é a resposta de Deus aos clamores dos povos originários e de toda a humanidade em ter muito presente sua especial preocupação pela Amazônia e o papel determinante da Igreja para o futuro da região. Nos motivou a proposta: “Amazônia: pulmão do planeta” e “coração da Igreja”.

O Papa Francisco foi muito lembrado durante todo o encontro, servindo mesmo como um motivador para os presentes para enfrentar os grandes desafios que se apresentam. Em espanhol, português e portunhol, os participantes partilharam sonhos e experiências, mas também as grandes dificuldades e ameaças ao bioma amazônico, às populações autóctones e ribeirinhas e ao delicado equilíbrio existente nos 5,5 milhões de hectares de floresta na bacia amazônica. Para enfrentar estes grandes desafios, é que sentiu-se a necessidade de uma maior articulação e soma de esforços, não somente entre as instituições e pastorais já existentes, mas também com o apoio de organizações de outros países, aqui chamados de “colaboradores fraternos”.

“A Amazônia é um teste decisivo”, a firmou ao final dos trabalhos o Presidente da Comissão da Amazônia, Cardeal Dom Cláudio Hummes, que nos fez uma breve avaliação sobre o trabalho destes dias que culminou com a criação da Rede: (para ouvir clique acima).

De Brasília, para a Rádio Vaticano, Jackson Erpen.

Fonte:  http://pt.radiovaticana.va/bra/articolo.asp?c=825134

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa267