11
Ter, Mai

Ano da Fé foi o tema da última reunião do Sub-Regional de Botucatu

Brasil e o mundo

submaio-8Bispos da Província Eclesiástica de Botucatu, padres e leigos envolvidos na aplicação das atividades do Ano da Fé participaram de reunião marcada pela troca de experiência entre as dioceses que compõem a Sub-Região Pastoral.

Na manhã de ontem, 28 de maio, o Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA), em Marília, sediou a reunião da Sub-Região Pastoral de Botucatu.  Dom Maurício Grotto de Camargo, Arcebispo Metropolitano de Botucatu, presidiu o encontro que tratou sobre as perspectivas, experiência e desafios do Ano da Fé.

Participaram desta reunião os Bispos da Província Eclesiástica, padres e leigos diretamente envolvidos na aplicação e desenvolvimento das atividades relacionadas ao Ano da Fé em cada uma das dioceses que compõem o Sub-Regional – Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente.

Após a oração inicial conduzida pelo Padre Sérgio Henrique da Silva, da Diocese de Assis, o presidente da Sub-Região Pastoral, Dom Maurício, acolheu a todos e enfatizou a sucessão episcopal do anfitrião da reunião, Dom Osvaldo Giuntini, destacando sua bondade, humildade e o zelo pastoral pelos assuntos da diocese a ele confiada há 30 anos e, sobretudo pela dedicação do Bispo de Marília aos seminários provinciais e à Faculdade João Paulo II, cuja mantenedora são os próprios Bispos da Província.  

{avatargalleria src=picasa search=useralbum string=$112480779035167162350/ReuniaoDaSubRegiaoDeBotucatu2805$ info=true width=600px height=400px theme=august  count=100 quality=original jquery=unload lightbox=landscape imgcrop=portrait shownav=true time=8000 thumbnail=true /}

Para o desdobramento do tema proposto, o Padre Carlos Roberto dos Santos, secretário do Sub-Regional, dirigiu o primeiro momento da reunião na qual cada diocese elaborou um stand e apresentou o material produzido sobre o Ano da Fé; bem como as atividades que foram desenvolvidas e as iniciativas que estão sendo programadas por cada Igreja Particular até o dia 23 de novembro, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, data em que se encerra o ano dedicado à Fé proclamado pelo, agora, Papa Emérito Bento XVI.

O segundo momento do encontro ficou por conta do seminarista quartanista da Diocese de Araçatuba, Jefferson Antônio da Silva Monsani, que apresentou os desafios e provocações para a articulação eficaz do Ano da Fé nas realidades paroquiais da Província Eclesiástica.  O terceiro e último momento se deu em pequenos grupos de discussão, onde temas como a ‘Conscientização e demonstração da Fé’, ‘Mudanças familiares’, ‘Diálogo entre a Fé e a Razão na Juventude’ e ‘Fé que impulsiona a Missão’ foram discutidos e em seguida apresentados em plenária.  

Antes do término da reunião, entre outras comunicações, Dom Osvaldo Giuntini convidou todos os presentes para a sagração episcopal do Monsenhor Luiz Antônio Cipolini que acontecerá no dia 7 de julho na Catedral de São João da Boa Vista e também para a posse do futuro bispo que será no dia 4 de agosto no Ginásio Pedro Sola na cidade de Marília.

E, por fim, Dom Maurício, novamente agradeceu o exemplo de Dom Osvaldo e ressaltou que o decano da Província, mesmo emérito, sempre será bem vindo e alegrará as reuniões do Sub-Regional com a sua presença discreta e amiga.  A reunião foi concluída com almoço festivo programado no calendário da casa provincial de formação eclesiástica, onde também se comemorou o aniversário de alguns seminaristas.  

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa267