10
Seg, Mai

Falece Dom Antonio Maria Mucciolo, Arcebispo emérito de Botucatu

Brasil e o mundo

DomMucciolo

Faleceu na tarde do último dia 29, Dom Antonio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu. Dom Antonio tinha oitenta e nove anos de idade e faleceu às 13h30 do sábado (29) na UTI do Hospital Sírio-Libanês, aonde estava internado desde a manhã do dia 28.

Seu corpo foi velado na Catedral Metropolitana de Botucatu durante todo o domingo (30) e na madrugada desta segunda. Pela ma

nhã, foi realizada a Santa MIssa Exequial presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo e concelebrada por bispos e padres da Província.

 

Que Deus acolha no paraíso a alma deste bondoso pastor.

Abaixo, leia a nota de falecimento completa:

NOTA DE FALECIMENTO DE DOM ANTONIO MARIA MUCCIOLO
 
É com profundo pesar e em comunhão de fé e esperança no Cristo Ressuscitado, que a Arquidiocese de Sant’Ana de Botucatu comunica o falecimento, aos oitenta e nove anos de idade, de DOM ANTONIO MARIA MUCCIOLO, Arcebispo Emérito de Botucatu,  ocorrido no início da tarde de hoje, 29 de setembro de 2012, às 13h30, na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).
 
Seu lema episcopal “Sentir com a Igreja” foi de fato a síntese de sua vida, totalmente dedicada a Deus e a Igreja, não só particular, mas a Igreja do Brasil, e a Arquidiocese de Botucatu agradece a Deus por nos ter dado um tão grande e fiel servidor do Reino de Cristo!
 
O seu corpo estará sendo velado em São Paulo, na Igreja São Geraldo das Perdizes, Chegará a Botucatu nas primeiras horas da manhã deste domingo (30/09) e estará sendo velado na Catedral Metropolitana de Botucatu. Durante todo o dia, serão celebradas missas de duas em duas horas.
 
A Missa Exequial de Corpo Presente acontecerá na manhã desta segunda-feira, 01 de outubro, ás 9h00, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo e concelebrada pelos Bispos da Província Eclesiástica e região e com todo Clero. Em seguida acontecerá o sepultamento na cripta da Catedral Metropolitana de Botucatu.
 
Biografia
Dom Antonio Maria Mucciolo nasceu em 01 de maio de 1923, na cidade Castel San Lorenzo na Itália. Seus pais: Francisco Mucciolo e Dona Angelina Passaro, vieram para o Brasil em 1924 com Antonio ainda pequeno, tinha apenas um ano.
 
A família saiu do país de origem devido a uma ameaça de guerra, inicialmente moraram em São Paulo, e pouco tempo depois mudaram para Sorocaba.
 
Desde pequeno Dom Antonio mostrava interesse pela igreja e ingressou na vida religiosa ainda criança. Foi coroinha na Catedral da cidade, tendo como seu mentor o Padre André Sobrinho, este que o acompanhou, inspirou e ajudou o pequeno Antonio.
 
Sentindo o chamado para sacerdócio, recebeu a orientação do Monsenhor Francisco Antônio Cangro e do congregado Mariano da Paróquia São Rafael e Catedral de Sorocaba.
 
Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo Metropolitano de Botucatu 
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa267