11
Ter, Mai

Circular nº 14/2013 - Sobre as transferências dos padres

Mensagens do Bispo

 Caros Padres, Diácono, Religiosos e Religiosas

 “Permanecei no meu amor” Jo 15,9

Agradeço-lhes imensamente pela acolhida que venho recebendo entre vós. Agradeço também pela vossa participação na segunda Reunião Geral do Clero, realizada hoje, em Tupã, no Centro Mons. Afonso Haffner. Fiquei feliz com a presença de todos e comovido com a presença do Padre Lucas Arrigo Costa, da Comunidade Passionista de Osvaldo Cruz. Obrigado Pe. Lucas, pelo seu testemunho vocacional e pela paz que sentimos quando nos aproximamos do Senhor.

Quero expressar novamente meus sinceros agradecimentos à Equipe que preparou o Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Osvaldo Giuntini; aos organizadores da Assembleia Presbiteral eletiva do dia 29 de outubro e aos responsáveis pela preparação da nossa 38ª Assembleia Pastoral. Obrigado pela acolhida que tenho recebido dos padres, leigos e leigas das paróquias, onde tenho tido a graça de celebrar o Sacramento do Crisma. Agradeço de coração aos religiosos e religiosas do Núcleo da CRB de nossa Diocese, pelas orações e pela colaboração nos trabalhos diocesanos. Deus lhes pague!

Passo agora a comunicar-vos as transferências e nomeações que se fizeram necessárias neste final do ano de 2013. Após ouvir o Conselho de Presbíteros, eleito em Assembleia do dia 29 de outubro e também após a consulta aos envolvidos nas mudanças, ficou assim confirmado:

O Diácono Cecílio Davi exercerá o diaconato na Paróquia Senhor Bom Jesus, de Arco-Íris, em comunhão com o Pe. Jurandir e após um ano será reestudado o seu pedido para ser ordenado presbítero.

O Pe. Mauro Sérgio Polon permanecerá na Paróquia Santa Cecilia, em Monte Castelo, vai retirar a ação judicial contra a Associação dos Amigos da Cavalgada e aceitar a realização da mesma. A Cavalgada passará a denominar-se “Romaria dos Cavaleiros e Amazonas de Nossa Senhora Aparecida de Monte Castelo” e será realizada no 1º domingo que antecede o dia 12 de outubro, dentro da novena de N. Sra. Aparecida. Não haverá comércio de bebida alcoólica no almoço que encerra a Romaria e a comissão organizadora participará da missa na Matriz na véspera da Romaria.

O Pe. Danilo Nobre teve seu pedido de pós-graduação em Filosofia na Unesp de Marília atendido. Será nomeado Vigário Paroquial na Paróquia São Miguel de Marília.

O pedido do Pe. Joaquim Carlos Lopes Bogalhos, para ser Pároco da paróquia São Benedito, em Sagres, deverá ser encaminhado através do Provincial de sua Congregação Passionista. Deve ser feito do Provincial para o Bispo.

Pe. Marcos R. M. Ortega teve o seu pedido de afastamento da função de ecônomo da Diocese atendido. Para substituí-lo foi contrato o Sr. Jair José Chaves, que passará a responder pelas finanças da Cúria, juntamente comigo a partir de janeiro. Pe. Marcos será nomeado Pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus em Vera Cruz, residindo juntamente com o Pe. Maurício Pillon. Mons. Nivaldo Resstel será nomeado Vigário Paroquial, a pedido seu, na Paróquia São Francisco de Assis, em Dracena, a convite do Pe. José Ribeiro da Silva.

Pe. Maurício P. Sevilha será nomeado Pároco da Paróquia São João Batista, em Marília e chanceler da Cúria. Pe. Maurício ocupava o lugar de vice-chanceler, juntamente com o Pe. Clécio Ribeiro. Notei que um chanceler seria suficiente para os trabalhos da Cúria, e agradeço ao Pe. Clécio pelos serviços prestados. Pe. Luciano Pontes será nomeado Reitor do Seminário Propedêutico da Diocese e Vigário Paroquial da Paroquia Sagrado Coração de Jesus, em Marília.

Mons. Achiles Paceli Oliveira Pinheiro será nomeado Vigário Paroquial na Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça, incluindo Jafa. Mons. Achiles deixa a paróquia Sagrada Família, após intenso e frutuoso apostolado, pedindo para fazer uma nova experiência evangelizadora.

O Pe. Júlio Pereira de Souza Neto será nomeado Vigário Paroquial na Paróquia Santa Antonieta e o Cônego José Carlos Dias Tóffoli será nomeado Administrador Paroquial na Paróquia de Álvaro de Carvalho.

Pe. Luiz Henrique de Araújo teve seu pedido de estudos aprovado. Pe. Jacinto Sebastião da Silva assumirá a Paróquia São Sebastião, em Marília, que abrangerá também a Capela Rainha da Paz. Será Criada a Paróquia São Judas Tadeu, aos cuidados dos Padres da Congregação de Jesus Sacerdote.

O Pe. Antônio Pádua Dias será nomeado Administrador Paroquial da Paróquia N. Sra. Aparecida de Queiroz. Pe. Antonio é da Diocese de Limeira-SP e foi encaminhado por Dom Vilson Dias de Oliveira. O Pe. Sidnei de Paula Santos deverá conciliar suas atividades acadêmicas com o atendimento à Paróquia, uma vez que não conseguimos dar-lhe o auxílio pedido.

O diácono Cláudio dos Santos teve aceito o seu pedido de retornar a exercer ministério. Exercerá o diaconato na Paróquia N. Sra. da Glória, na cidade de Tupi Paulista. A comunidade Senhor Bom Jesus, de Rosália, será atendida pelo Pe. Rui Rodrigues, pároco do Santuário N. Sra. da Glória, dentro da indicação de “Paróquias Irmãs” do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral (pag. 40)

Os padres Ivan Carlos Desperate e Manoel Estevo da Silva pedem afastamento do ministério presbiteral.

Ao final desta circular, volto a agradecer as manifestações de acolhida que tenho recebido e aproveito para desejar e retribuir os votos de Feliz e Santo Natal a todos vocês, extensivo a vossas famílias, Congregações e Comunidades Paroquiais.

Dom Luiz Antonio Cipolini
Bispo Diocesano de Marília

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa267