Ter, Mai

Missa de nomeação do Pe. Júlio Pereira Souza Neto como vigário paroquial da paróquial da paróquia Santa Antonieta

Mensagens do Bispo

Caros padres... Caros irmãos e irmãs.

A primeira tarefa do padre é anunciar o Evangelho de Deus a todos, pois é pela palavra da salvação que se alimenta a fé no coração dos fiéis, com ela se inicia e cresce a comunidade e se desperta o coração daqueles que não crêem. Desta maneira os padres são devedores de todos, no sentido de terem que partilhar com todos a verdade do Evangelho, da qual desfrutam no Senhor (cf. PO, 4).

Embora sejam devedores a todos os homens, os padres todavia aceitam como confiados a si de modo particular os pobres e mais humildes, aos quais o próprio Senhor se associou e cuja evangelização é dada como sinal da obra messiânica. Com cuidado igualmente peculiar deverão cuidar dos mais jovens e além disso dos esposos e pais, mostrem enfim a maior solicitude para com os doentes, visitando-os e confortando-os no Senhor (cf. PO, 1157).

Acreditar que Jesus é o Cordeiro de Deus implica mudanças radicais na nossa vida pessoal e comunitária. Por isso, nenhum cristão e, principalmente nenhum padre, pode isolada e individualmente, cumprir de maneira satisfatória a sua missão, mas há de unir suas forças às de outros presbíteros, sob a direção dos chefes da Igreja (cf. PO, 1163). Neste sentido, da unidade, gostaria de lembrar o estudo e a concretização do nosso Primeiro Plano Diocesano de Pastoral.

É pois agradável que os Presbíteros presidam de tal forma, não procurando o que é seu, mas o que é de Jesus Cristo, e que unam seus esforços com os fiéis leigos, e no meio deles se comportem a exemplo do Cordeiro que veio para ser servir e não para ser servido, veio para dar sua vida em redenção por muitos.

Ouçam com gosto os leigos e leigas, apreciando fraternalmente seus desejos, reconhecendo sua experiência e competência nos diversos campos da atividade humana. Entreguem com confiança tarefas aos leigos para o serviço da Igreja, deixando-lhes liberdade e possibilidade de agir. É tarefa dos presbíteros harmonizar de tal forma as diversas mentalidades que ninguém se sinta estranho na comunidade dos fiéis (cf. PO, 1170-1171).

Caro Pe. Júlio o que eu desejo é que o Senhor alcance uma unidade de vida, unindo-se a Cristo no conhecimento da vontade do Pai e na doação de si mesmo em favor do rebanho que Lhe é confiado.

Deus o abençoe, como a todos da querida Paróquia de Santa Antonieta.