Seg, Nov

Pastoral Familiar realiza 1º Encontro de Casais de Garça, “O Amor é Decisão”

Familiar

No último domingo, dia 18/03/2018, realizou-se no Salão Paroquial da Capela São Geraldo da cidade de Garça/SP, o 1º Encontro de Casais, tendo como tema: “O Amor é Decisão”

"Família é Santuário de Vida, disse o Papa João Paulo II. Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família, guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida.

O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a Igreja doméstica” (LG,11) onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; e ensinou que: “A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS, 47)". (Fonte site Cleófas)

Acreditando nessa verdade, a Pastoral Familiar, da Paróquia Santa Cecília, de Álvaro de Carvalho, juntamente com a Pastoral Familiar de Garça, promoveram esse encontro, que contou com a presença de 50 casais. Os mesmos vivenciaram momentos únicos de intimidade com Deus.

O objetivo do retiro é alimentar a fé e renovar os laços de amor, através de palestras, dinâmicas, momentos de Oração e Adoração, mas sobretudo, através do perdão.

Além de toda estrutura para receber os casais, também tivemos um espaço preparado para acolher os filhos, que ficaram sob os cuidados da Pastoral Cecília Kids, de Álvaro de Carvalho, que desenvolvem um belo trabalho de evangelização infantil.

Um dos momentos mais marcantes do retiro é o que chamamos de "Partilha a dois", momento em que os casais são direcionados à um diálogo sobre a vida matrimonial. (muitos declaram que apesar de "anos de casados" , jamais tiveram tal conversa), é um momento muito oportuno para relembrarem as lutas e vitórias dessa caminhada e ver o quanto vale a pena, lutar pela família.

Um outro momento marcante é o "Almoço Especial", algo preparado com muito amor e dedicação pela equipe de trabalho, detalhes que fazem a diferença. Encerramos com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Anderson Perini.

Nosso objetivo principal é trazer os casais para a comunidade, que percebam a necessidade de estarem "ligados" à videira. A Comunidade nos amadurece, nos faz crescer, nos ajuda a levantar, nos ensina que juntos somos mais fortes e que unidos podemos ir além. Também aprendemos que o caminho se faz caminhando, então, nada melhor do que servir, colocar-Se à disposição.

Desejamos que seja o primeiro de muitos e que todos os casais vivam essa experiência, a decisão de amar e perdoar, todos os dias.

Texto e Fotos: Antonio Carlos Marques Rodrigues