Seg, Set

Pe. Thiago Carlos dos Santos, Vigário Paroquial

R. Rafael Úbeda Gonçalves, 120 | C.P.: 1002 | 17607-290 |
Tupã-SP | Sec. (14)3496-1939 | Res. 3496-4085 |

Horário de atendimento da secretaria:
Segunda à quinta das 8h às 17h30 | Sexta das 8h às 17h |
Sábado das 8h às 12h

tupa saojudas

Tupã - SÃO JUDAS TADEU - criada em 13/05/1962

Pe. Luciano Pontes, Pároco
Pe. Thiago Carlos dos Santos, Vigário Paroquial

R. Rafael Úbeda Gonçalves, 120 | C.P.: 1002 | 17607-290 |
Tupã-SP | Sec. (14)3496-1939 | Res. 3496-4085 |

Horário de atendimento da secretaria:
Segunda à quinta das 8h às 17h30 | Sexta das 8h às 17h |
Sábado das 8h às 12h

Matriz São Judas Tadeu de Tupã e Capelas

Local Dia da Semana Horário
Matriz São Judas Tadeu 1ª Quarta-Feira do mês 19h00
  Demais Quartas-Feiras 19h30
  Sábados 19h30
  Domingos - missa com crianças 09h00
  Domingos 19h30
Salão Paroquial N.S. da Paz Todos Domingos 07h30
Bairro Três Vendas 1ª Quarta-Feira do mês 20h00
Bairro São Bento 1ª Quinta-Feira do mês 20h00
Bairro Ponte Alta 3ª Quinta-Feira do mês 20h00
Bairro 1º Progresso 3º Domingo do mês 10h30

Lembramos que todo dia 28 de cada mês é celebrada missa em louvor à São Judas Tadeu às 19h30min.

Aos Domingos o Padre celebra missa em Arco-Íris às 20h30min logo após a celebração da missa
na Paróquia São Judas Tadeu.

Nos Setores realiza-se conforme o calendário, sempre às Terças-Feiras, às 19h30min.

Histórico

Dom Hugo Bressane de Araújo assinou o decreto de criação da Paróquia São Judas Tadeu, de Tupã, em 13 de maio de 1962. A Paróquia foi desmembrada do território da Paróquia de São Pedro Apóstolo, de Tupã.

Em 2002, ano do jubileu de ouro da Diocese de Marília, a paróquia completou quatro décadas de trabalhos pastorais, durante as quais foi assistida por padres de três congregações diferentes: os salesianos, os jesuítas e os marianistas. O primeiro vigário da paróquia foi o padre salesiano Pedro Cometti, que trabalhou junto com os padres Francisco Sersen, Rublo e Joaquim Gonzáles. Em um segundo momento, vieram os padres Geraldo, Dionísio e Vicente.

Os jesuítas participaram da paróquia a partir da nomeação do Pe. José Kakimoto como pároco, em 25 de setembro de 1971. Ele foi auxiliado pelos padres André Aoki e Miguel Hirata. A congregação ficou na paróquia até o dia 13 de dezembro de 1976, quando terminou o mandado do Pe. Manuel Fernández Herce, que havia sido nomeado em 7 de outubro de 1973.

São Judas em 2004Sempre trabalhando em equipe, os padres marianistas vieram atuar na Paróquia São Judas Tadeu em 26 de dezembro de 1976, a pedido do então bispo diocesana, Dom Frei Daniel Tomasella. Primeiramente foi nomeado o Pe. José Maria Gómez de La Veja, junto com seus colaboradores, Pe. Miguel Fernández de Retana e o Irmão Boaventura Barrón.

A paróquia ainda teve à sua frente o Pe. Miguel, nomeado em janeiro de 1978. Ele contou com a colaboração dos padres João Batista Aoki e João Carlos Manrique Arnáiz. Em março de 1983 foi a vez do Pe. João Carlos se tornar pároco, com o auxílio do Pe. Miguel e do Irmão Boaventura. Na época, eles atendiam também as paróquias de Bastos e Iacri.

Em 4 de fevereiro de 1988, o Pe. Jesus Bringas Trueba assumiu o trabalho na paróquia, tendo como auxiliares os padres João Carlos Manrique, Paulo Miki Hasegawa e o Irmão Manuel Campos Ruiz. O Irmão Manolo, como era mais conhecido, foi assassinado no Rio de Janeiro, em 18 de dezembro de 1992, causando grande comoção na comunidade.

Dentre as conquistas mais importantes dos 38 anos da Paróquia São Judas Tadeu estão a construção da nova casa paroquial e a reforma e ampliação da igreja matriz, que ocorreu entre janeiro de 1986 e novembro de 1988, com os padres João Carlos e Jesus. Ainda dentre as construções estão a ampliação dos salões paroquiais e a construção do Centro Comunitário Nossa Senhora da Paz.

Em 8 de julho de 1995, foi nomeado o padre Ângelo Palácios Saiz como novo pároco. O sacerdote permaneceu à frente da paróquia, com a ajuda dos vigários, Pe. João Carlos Manrique Arnáiz, Pe. Paulo Miki Hasegawa e Pe. Fernando Cano Manuel Abárzuza. A presença dos padres marianistas tem representado muito para a caminhada da paróquia de Tupã, pois além de seguirem as orientações da diocese, os sacerdotes ainda cultivam a amizade com os padres diocesanos e com os leigos comprometidos com as diversas pastorais. Em 1985, os sacerdotes da Companhia de Maria inauguraram na cidade de Marília a Casa de Formação Beato Guilherme José Chaminade, com o objetivo de formar novos marianistas.

Para o desenvolvimento do trabalho pastoral, a Paróquia São Judas tem três linhas de atuação, nas quais as suas 24 pastorais, mais os movimentos e associações se dividem. O núcleo ”Anúncio da Palavra” envolve a catequese, enquanto o núcleo ”Celebração da Palavra” abrange a Liturgia, e o núcleo ”Encarnação da Vivência da Palavra”, enfoca a caridade e as ações sociais.

Fonte: Revista do Jubileu – Diocese de Marília – Edição comemorativa do jubileu de ouro da Diocese de Marília (1952/2002).

A Paróquia São Judas Tadeu de Tupã localiza-se na
Rua Rafael Úbeda Gonçalves 120