18
Ter, Jun

marilia nossa senhora de fatima joquei clubeMarília - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DO JÓQUEI - criada em 13/05/2009

Pe. Denismar Rodrigo André, Administrador Paroquial

Rua Japão, 239 | 17521-440 | Marília-SP | (14)3301-0162 |
99763-9764 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de atendimento da secretaria:
segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h | sábado das 8h às 12h

marilia nossa senhora de fatima joquei clubeMarília - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DO JÓQUEI - criada em 13/05/2009

Pe. Denismar Rodrigo André, Administrador Paroquial

Rua Japão, 239 | 17521-440 | Marília-SP | (14)3301-0162 |
99763-9764 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de atendimento da secretaria:
segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h | sábado das 8h às 12h

Missas

Dia da semana

Horário

Local

Terça

20h

Capela Santa Terezinha

Quarta

19h30

Matriz

Sábado

19h30

Matriz

Domingo

9h30 e 19h30

Matriz

2º e 3º Domingo do mês

8h

Capela Santa Terezinha

História

O primeiro sinal da comunidade Católica em nosso território paroquial deu-se entre os anos de 1952/1953, onde foi construída uma Capela de madeira doada pelo Dr. Alcides Nunes, onde já tinham alguns moradores nos Bairros Jóquei Clube e Vista Alegre.           

Em 1967 com a chegada da Irmãs Missionárias, entre elas a Irmã  Maria de Canchi, que se instalaram em duas casas cedidas pelo então Bispo nas proximidades da Igreja dos Franciscanos e Nossa Senhora da Glória, desenvolveram-se inúmeras atividades de promoção humana na Zona Sul da cidade. Em 1969 foram morar no terreno doado por um rico proprietário de terras, onde construíram o Convento, Jardim de Infância e a Capela Nossa Senhora de Guadalupe, hoje Paróquia.

A partir desse ano a Irmã Maria desenvolveu inúmeras atividades beneficentes nos bairros próximos, entre eles o Jóquei Clube, onde por volta dos anos 1985/86 deu-se inicio da Catequese de crianças para a Primeira Eucaristia, até a sua ida em definitivo para Taubaté em 1997, onde ficava a sede do seu Instituto, para dali voltar à França e lá falecer no dia 05 de janeiro de 2001.

Não há dúvida de que a Irmã Maria foi à grande difusora e propagadora da fé cristã na Zona sul da cidade de Marilia, tanto é que recebeu da Câmara Municipal o titulo de Cidadã Mariliense, em sessão solene realizada na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Com as atividades catequéticas, em 1989 as Missas passaram a ser semanais sábado à noite sob a responsabilidade do então Pároco, da recém criada paróquia Nossa Senhora da Guadalupe, Monsenhor Achiles, a qual a Capela passou a pertencer, até a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em 13 de maio de 2009.

Em 1990 a Capela começou a formar algumas pastorais, entre elas Catequese, Liturgia, Dizimo, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e em outubro de 1996 juntamente com a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe implantou o Dizimo Consciente, sempre vinculadas à Paróquia, porém já despontavam nessa época as primeiras lideranças, inclusive criou-se o Conselho Comunitário de Pastoral.

Durante esse período gradativamente foram implantadas as Missas de Setor, celebradas, uma vez por mês, nas casas dos Bairros Jóquei Clube/Jd. Esplanada/Damasco/Marajó. Com a posse do Pe. João Carlos Batista como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, desenvolveu-se ainda mais essas atividades passando a ser na Capela Nossa Senhora de Fátima e no Centro Comunitário do Rincão – Marajó – que também passou a ter missas todo segundo domingo do mês, e na Capela começou a celebração da Palavra todo terceiro domingo do mês e a cada dois meses missa.

Também ao longo da década de noventa passamos a celebrar as grandes solenidades da Igreja; Cinzas, Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Vigília Pascal, ora celebradas pelo Monsenhor Achiles, ora por Pe. Antonio Flumignam ou Pe Paulo Roberto Beloto, além da Primeira Eucaristia, que desde o inicio da catequese na Capela sempre foi aqui realizada.

Em 2004 tivemos a primeira turma de catequese para a Crisma, crismados juntamente com os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no dia de Pentecostes do ano seguinte, e assim sucessivamente até a implantação da Paróquia.

A implantação do Dizimo Consciente, mais as Quermesses nos permitiram dar inicio às obras da nova Igreja em junho de 1997.

A velha Capela de madeira, que não comportava mais do que oitenta pessoas, foi demolida em agosto 1998 e as missas foram celebradas num pequeno salão da Rua Alexandre Chaia cedido por uma paroquiana e depois na garagem da casa do casal Matilde e José Roberto, e no dia 05 de novembro de 1998 celebrávamos a primeira missa na nova igreja sem janelas e piso de terra batida.

No ano de 2008 o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Revmo. Padre João Carlos Batista iniciou um diálogo com a comunidade do Jóquei e Guadalupe para a futura criação da nova Paróquia, já com 12 mil habitantes. A coordenação e outros membros acolheram com alegria a possibilidade.

Em setembro de 2008 Dom Osvaldo e Pe. João Carlos entraram em contato com o Pe. Sérgio Luiz Roncon recém chegado de Portugal, mas que se encontrava com seu Pai em Junqueirópolis para acompanhá-lo em sua crise de depressão.

Foi feito então a proposta de ser vigário Paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe dando uma atenção especial a Capela do Jóquei já fazendo uma programação diferenciada e reflexão com a comunidade, sobre tudo o que implica a criação da paróquia. No final de setembro padre Sérgio confirmou aceitando o novo desafio e nos dia 4 de outubro padre Sérgio passou a morar com o Pe. João Carlos sendo vigário e dando prioridade a Capela Nossa Senhora de Fátima. Após alguns meses de caminhada a comunidade encaminhou ao Senhor Bispo Dom Osvaldo a possibilidade da criação da Paróquia no dia 13 de maio de 2009. Todos sabiam dos desafios e dificuldades pois o bairro é popular, uma região periférica de Marília.

A Fé nos motivou a querer abraçar este missão, pois a nova paróquia será criada com o mínimo de estruturas básicas e necessárias como a falta: de casa paroquial, salão paroquial, apenas 2 salas para catequese e reuniões, sem carro. Temos a Igreja não acabada e com muito a fazer.

No dia 13 de maio de 2009 foi então criada a paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jóquei, na missa solene com a presença do Bispo Dom Osvaldo Giuntini e demais padres concelebrantes, sendo nomeado o primeiro Pároco o Padre Sérgio Luiz Roncon.

O nome da Padroeira da Paróquia permaneceu pelo motivo de já ser a padroeira da comunidade a mais de 40 anos. 

Oração pela Criação da Paróquia (13 de maio de 2009)
Autor:- Padre Sérgio Luiz Roncon

Ó Deus que nós possamos estar unidos numa só fé e num só batismo sob o Vosso Nome, celebrando a alegria de nossa “Paróquia Nossa Senhora de Fátima”.

Obrigado, Pai querido, por todas as graças a nós concedidas.

Confiamos a vós neste tempo novo todas as nossas famílias, pastorais e necessidades.

Ajudai-nos a construir uma comunidade solidária e fraterna onde todos tenham lugar, amor e reconhecimento de seus dons.

Recompensai Senhor, a todos que assumem sua fé.

Pela intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria Nossa Senhora de Fátima, nossa padroeira, fortalecei e iluminai a todos nós nesta Nova caminhada como Paróquia a serviço da evangelização.

Amém.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250