Seg, Fev

Flórida Paulista celebra missa sertaneja

Região III

No dia 9 de julho, às 19h, paroquianos de Flórida Paulista celebraram a tradicional missa sertaneja recordando a fé popular que marcou a transmissão do catolicismo na região e os principais santos que tem sua memória no mês de junho: Santo Antonio de Pádua, São João Batista, São Luis Gonzaga, São Pedro e São Paulo.

Segundo informou o Pe. Manoel Carlos Nery de Souza, pároco, a Alta Paulista é profundamente marcada pela cultura rural e sertaneja. “A Paróquia de Flórida Paulista já teve 17 comunidades rurais e o catolicismo se fortaleceu graças à piedade popular transmitida por famílias e principalmente, pelos momentos de catequese, orações e celebrações e festas organizadas nas comunidades. A missa sertaneja é um momento de recordar a história e valorizar a cultura religiosa que formou e sustentou o nosso povo”, disse o padre.

Durante a homilia o Pe. Manoel comentou a parábola do semeador ajudando a comunidade a recordar as pessoas e oportunidades que Deus colocou na vida de cada um para semear a sua Palavra. “Aproveitamos para lembrar de nossos parentes e familiares, mas também dos terços, novenas, quadrilhas, culinárias e músicas que marcaram profundamente a vida e a fé do povo da roça num tempo em que existia ‘pouca missa, muita reza, pouco padre e muito santo”, explanou .

Após a missa, que contou com a animação do Coral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Adamantina, houve uma festa caipira na praça da matriz com danças, quadrilhas, barracas típicas e apresentações musicais preparadas pelos jovens da comunidade. “Foi um momento de confraternização, alegria e festa com uma ótima participação da comunidade floridense e de amigos de outras cidades da região, principalmente jovens do acampamento”, concluiu o Pe. Manoel.

Flickr_albumid=72157627053411251

Pascom de Flórida Paulista