02
Ter, Jun

No dia 22/02/2020, Sábado, com início às 19h30, foi dia de festa e muita alegria para a família paroquial São Pedro de Tupã. Foi celebrada missa de dedicação e consagração do altar da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Tupã, sob a proteção e patrocínio de São Pedro Apóstolo,Padroeiro.

A celebração foi presidida por dom Luiz Antônio Cipolini, BispoDiocesano de Marília, concelebrada pelo Pe. Carlos Roberto dos Santos, Pároco, Pe. Renan Gimenes Takizawa, Vigário Paroquial, Pe. Antônio Padula e Pe. Ângelo Messina Perini, com o auxílio dos seminaristas Guilherme Ulian, que faz seu estágio pastoral na paróquia, e também Bruno Franco de Lima e Muriel Filipe.

A Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã, situada no ponto central de Tupã e que ao longo do ano recebe a visita de grande número de pessoas que se encantam com sua beleza, foi criada no dia 30 de junho de 1936, por decreto de Dom Henrique César Fernandes Mourão, bispo de Cafelância. Em 1954 a primeira Igreja Matriz foi demolida para ser construída esta, que Monsenhor Afonso Hafner terminou no dia 8 de dezembro de 1958, e que Dom Hugo Bressane de Araújo, primeiro bispo de Marília, abençoou os dois altares laterais.

No ano de 2005, o Pe. Antônio Padula iniciou as reformas da Igreja Matriz São Pedro que agora, depois de muitos anos, é concluída sob a orientação e pastoreio do Pe. Carlos Roberto dos Santos, Pároco. 

O ritual de dedicação tem um simbolismo muito forte com a vida cristã. A aspersão de água benta, a unção do altar e das cruzes, o incenso, a vela, a ornamentação do altar, tudo fazendo lembrar que somos templos do Senhor, ungidos e iluminados para ser luz no mundo.

Este dia da dedicação passa a ser um dia especial para a vida da comunidade paroquial e que deverá ser relembrado e celebrado anualmente.

 

Sao Pedro Apostulo 1

Sao Pedro Apostulo 2

Sao Pedro Apostulo 4

Sao Pedro Apostulo 7

Sao Pedro Apostulo 9

Sao Pedro Apostulo 8

A Paróquia São Pedro Apóstolo, de Tupã, irá realizar Churrasco Beneficente no dia 26 de abril, das 12:00 às 14:00 horas, no Lar Santo Antônio, entrada pela Rua Piratinins.

O evento ocorrerá em prol da Igreja Matriz São Pedro de Tupã, especificamente para cumprir com as despesas que se tornaram necessárias para o término das obras de sua restauração.

Os convites, ao preço de R$ 45,00, estão sendo vendidos na Secretaria Paroquial (Centro de Convivência), aos finais das missas da Igreja Matriz e também das comunidades paroquiais, além também com agentes de pastorais.

Estará sendo servido arroz, salada, molho, mandioca, carnes de boi, frango e linguiça, sendo que bebidas serão cobradas à parte e crianças até 8 anos de idade não pagam.

Aconteceu no último domingo, dia 02 de fevereiro, a primeira formação da Campanha da Fraternidade (CF) 2020 na Diocese de Marília, cujo tema será “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema: “Viu, Sentiu compaixão e Cuidou dele” (Lc 10, 33-34), com a participação de agentes de pastoral das paróquias da Região Pastoral II.

O encontro ocorreu no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Adamantina, e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, além da presença dos padres Afonso Maniscalco e Paulo Joaquim, que trabalham na cidade, bem como do Pe. Carlos Roberto, Vigário Episcopal da Região Pastoral II, que abriu o encontro agradecendo a presença e incentivando a participação dos leigos.

Para a Equipe Diocesana, o encontro foi muito positivo, com ótima aceitação e assimilação da proposta da CF para este ano, conforme avaliou o Pe. Danilo Nobre, que assumiu a Coordenação Diocesana da Equipe a partir de 2020: "É possível perceber nitidamente como os temas apresentados pela CF são sempre muito pertinentes e totalmente vinculados com a realidade da população brasileira, com seus dramas, desafios e projetos. Especificamente em Adamantina, com os Agentes de Pastoral da Região II, pudemos identificar diversas ações que são realizadas cotidianamente em defesa e promoção da vida, cujo objetivo principal e permanente da Campanha é exatamente este", comentou o padre.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 09 de fevereiro, domingo, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, das 8h30 às 12hs, para os agentes da Região Pastoral III e no dia 14 de fevereiro, sexta-feira, no Anfiteatro da Faculdade João Paulo II (FAJOPA), em Marília, das 20 às 22hs, para os agentes da Região Pastoral I.\

WhatsApp Image 2020 02 04 at 11.47.35

WhatsApp Image 2020 02 04 at 11.47.33

Realizou-se, no último dia 15 de outubro, terça-feira, às 19h30, na Igreja Matriz São José de Osvaldo Cruz, uma Santa Missa em ação de graças pelo “Dia do Professor” e de sua intercessora e padroeira, Santa Teresa D’Avila.

A Paróquia São José, através da Pastoral da Educação, convidou toda a Comunidade Escolar do município de Osvaldo Cruz.

Pe. Rogério Mendes, o pároco, fez um acolhimento inicial e uma linda homilia homenageando os professores. Cinco professores fizeram as preces da comunidade e, no final, os professores que participaram, mais ou menos 120, foram convidados para subirem ao presbitério, onde, além de uma bênção especial, receberam a bênção final e uma lembrança.

MissadoProfessor1

Foi, sem dúvida, uma missa linda santa e emocionante.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa260