20
Sab, Jul

São Pedro de Tupã celebrará Quarta-feira de cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade 2018

Região II

Na próxima quarta-feira, dia 14/02/2018, às 19h30, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Tupã estaremos celebrando o início da Quaresma e também a abertura da Campanha da Fraternidade 2018.

Criada na década de 1960, a Campanha da Fraternidade é apresentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como caminho de conversão quaresmal, despertando a solidariedade dos fiéis e da sociedade como um todo, em relação aos problemas concretos que afligem a sociedade brasileira, buscando, através da discussão, reflexão e oração, caminhos para a solução desses problemas.

Cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção devemos buscar a transformação.

O tema para a Campanha da Fraternidade 2018 é “Fraternidade e superação da violência”, escolhido pela Igreja no Brasil devido ao crescimento dos índices de violência no país, sendo o lema "Em Cristo somos todos irmãos", que busca resgatar o sentido da Fraternidade dos povos. Somos todos irmãos e irmãs, filhos de um mesmo Pai, por isso iluminados pelo Evangelho do Reino somos chamados a não violência.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida todos os homens e mulheres de boa vontade para percorrer o caminho da superação da violência crescente em todos os níveis. Violência de morte, de abuso de poder, de descarte da pessoa, de quebra de relações de confiança, de degradação da família, de ganância e corrupção, de marginalização da infância e da adolescência.

O auge da Campanha da Fraternidade acontece nos 40 (quarenta) dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Sábado de Aleluia, véspera do Domingo de Páscoa, mas ela é desenvolvida ao longo de todo o ano, juntamente com o Ano Litúrgico, onde são desenvolvidas diversas atividades pastorais.

Texto: Glauco | Pascom São Pedro de Tupã

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250