Seg, Abr

Primeiro encontro de Formação da Pastoral da Pessoa Idosa

Região II

A convite do Pe. Carlos Roberto dos Santos, nos dias 19 e 20 de novembro de 2016, aconteceu no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, o primeiro encontro de formação para agentes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã.

A criação da PPI é um dos desdobramentos das Santas Missões Populares, que tornou visível a urgência de prepararmos pessoas para visitar, acolher e acompanhar tantos irmãos idosos em nossa paróquia. 38 pessoas participaram desta formação.

O encontro foi assessorado pela coordenadora estadual da PPI, a senhora Thereza  Apparecida de Oliveira Maciel, da cidade de Aparecida. Durante todo a formação, esteve presente a senhora Vera Lúcia Mapelli – Coordenadora Diocesana da PPI – da cidade de Adamantina.

Sob orientação da dona Thereza, os novos agentes estudaram a importância do cuidado com a pessoa idosa num pais que envelhece cada dia um pouco mais; estudaram também as formas de acolhida e evangelização dos idosos, a postura e a espiritualidade necessária para o agente que fará estas visitas. Ainda receberam informações sobre o guia do Guia do Líder da PPI e sobre os procedimentos para o preenchimento do Caderno do Líder Comunitário e relatórios mensais.

tupa ppi 02Durante o encontro, Pe. Carlos foi consultando os agentes e ali mesmo foi formada a coordenação paroquial da Pastoral da Pessoa Idosa, que ficou assim formada: Inês Caldeira dos Santos Bernardo, Josiane Gonçales Panes, Marcelo de Oliveira Rodrigues e Taís Andréa Convento.

Fotos: Glauco/Maurício - Pascom São Pedro