Qua, Mai

Festa de São José em Tupã tem missa e apresentação cultural

Região II

Festividade em homenagem a São José, com o título de Esposo de Maria e Patrono da Igreja Universal, tem missa no sábado às 19h30. Apresentação da Orquestra Municipal acontecerá após a celebração religiosa.

A Festa de São José, Esposo de Maria e Patrono da Igreja Universal, terá Missa Solene às 19h30 no próximo sábado, dia 19. A comemoração religiosa vai acontecer nas dependências da Paróquia São José Operário, localizada na Rua Carmelo Morábito, n. 11. Após a celebração acontecerá a apresentação da Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro.

saojosetupaparoquia

O pároco, padre Marcos Roberto Cesário da Silva explica que São José é um dos santos mais populares e, por isso, ao longo dos séculos inúmeros adjetivos foram atribuídos a ele. “A Igreja e a devoção do povo, no decorrer do tempo, lhe deram vários títulos, como: Pai Adotivo, Patrono Universal da Igreja, Patrono das Famílias, Padroeiro dos trabalhadores, santo da boa morte e tantos outros”.

Uma novena realizada pela associação de São José, movimento de leigos que promove a devoção do santo e tem como carisma principal a oração pelas vocações, prepara os fiéis para que possam celebrar melhor o padroeiro da comunidade paroquial.

Segundo o religioso, o catolicismo no mundo inteiro vive o tempo quaresmal voltado à penitência, ao jejum e à oração, porém, diante do exemplo de São José, no dia 19 de março, a cor penitencial é retirada das liturgias e as celebrações ganham tons de festa e alegria. “Na dinâmica da quaresma, retiramos o roxo e nos apropriamos do branco, enfatizando a importância do simples e, ao mesmo tempo, grande José na história da Salvação que, em sua humildade, é escolhido por Deus para ser o Pai adotivo do Salvador”, concluiu.

“Venha participar conosco desta festa de irmãos para juntos, como comunidade, agradecermos a Deus pelo testemunho de São José que cuidou com fidelidade de Jesus e de Maria”, convida o pároco. A missa em louvor do santo marcará o início da preparação das Santas Missões Populares que movimentará a comunidade paroquial no próximo ano.