Qua, Dez

Sessão solene reflete Campanha da Fraternidade em Herculândia

Região II

A Câmara Municipal realizou na noite de dois de março, quarta-feira, a solenidade que refletiu a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE) com o tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema bíblico: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (cf. Am 5, 24). A campanha aberta na quarta-feira de cinzas em todo o Brasil tem como objetivo chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa casa comum.

A sessão teve início com a composição da mesa presidida pelo presidente da câmara, o Vereador Lucio Cabrini, que após a acolhida a todos os presentes, passou a palavra ao pároco da Paróquia Sant´Ana, o Pe. Manoel Carlos Nery de Souza. Após agradecer a acolhida do prefeito e dos vereadores o Pe. Manoel convidou a todos a cantarem o hino oficial da CFE, assistir um vídeo comentado pelos líderes religiosos e apresentou uma reflexão para o aprofundamento do tema.

Não consegue visualizar o album de fotos?

flickr logoclique aqui

Segundo informou o pároco, a Campanha da Fraternidade acontece no Brasil deste 1962 e algumas delas são ecumênicas, como é o caso deste ano. "O tema da CFE deste ano é uma resposta ao apelo do Papa Francisco com a questão ecológica evidenciado na sua encíclica Laudato Si: sobre o cuidado da Casa Comum. Essa encíclica é a voz profética que clama para que assumamos o desafio de proteger o planeta, empobrecido, explorado e ameaçado pelo homem. A teologia da criação nos convida a um olhar de misericórdia com a natureza que está padecendo e nos convoca a nos unirmos por um desenvolvimento sustentável e integral", disse o pároco.

O Pe. Manoel também chamou a atenção para a responsabilidade de todos. “Nós, como cidadãos, independente da nossa religião, de credo, de formação, de cultura, vivemos em um planeta, em uma cidade e precisamos cuidar da nossa casa comum. A Igreja Católica junto com as demais igrejas que fazem parte desta campanha ecumênica tem o intuito de trabalhar a responsabilidade de cada um como cidadão e favorecer o diálogo para a conscientização de dos munícipes. Estou otimista com relação à ação conjunta das igrejas que participam da Campanha da Fraternidade. Entendo que este esforço de conscientização poderá surtir um efeito muito positivo, principalmente no que se refere ao tratamento do esgoto, coleta seletiva do lixo, combate a proliferação do mosquito "Aedes aegypti", uso responsável da água, conscientização ambiental, entre outros, destacou.

Além do Pe. Manoel Carlos a sessão solene teve a participação do Prefeito Municipal Olendo Golineli “Leninho”, do Pres. da Câmara Ver. Lucio Cabrini, Vereadores Sebastião Rodrigues “Tião Barraca”, Marcelo Edgar “Marcelinho da Prefeitura”, Paulo Sérgio “Paulinho Escrivão” João Severino, Donizete Rodrigues “Taota”, Braz Rodrigues “Braizinho, Pastor Adilson “Igreja Assembleia de Deus Madureira", Drª Renata Guilherme “Dir. da Saúde, Professora Rosa Maria “Pres. do GHVCC, Irmã Guiomar “Hospital São José”, Sonia Remenegildo “Dir. Meio Ambiente”, Nilza Fernandes “CMDCA”, Aparecido Torres “CAEP”, fieis e convidados.