Seg, Fev

Santuário de Vera Cruz inicia preparação para Romaria Interdiocesana

Região I

2001No dia 11 de julho ocorreu em Vera Cruz a reunião diocesana da 29ª Romaria Interdiocesana, que acontecerá dia 18 de setembro deste ano. Monsenhor Nivaldo Resstel, Pároco e Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus e o Padre Wilson, diretor espiritual do Apostolado da Oração da Diocese de Marília presidiram a reunião.

primeiraromaria

200020022007anode2007anode20071

Estava presente Beatriz Bonadio, presidente do Apostolado da Oração de Vera Cruz assim como representantes das pastorais para discutir sobre a organização e realização da Romaria. A paróquia, juntamente com o Apostolado da Oração, já estão preparando toda a programação e espiritualidade desse dia de muitas bênçãos e graças a todos.

As romarias ao Santuário votivo têm sido um dos eventos mais marcantes de Vera Cruz e da Diocese de Marília, transformando-se em fortes momentos de espiritualidade e evangelização, tanto para os romeiros quanto para os fiéis da paróquia, que se unem num espírito de fé e comunhão para oferecer sua carinhosa hospitalidade e bem-estar aos visitantes. Todos os anos, Vera Cruz recebe Romeiros de diversos Estados brasileiros como Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Neste ano de 2011 o evento será dia 18 de setembro.

Acesse o site do Santuário Sagrado Coração de Jesus e confira as novidades: sscjesus.paroquia.net.br

Breve Histórico

A Romaria Anual do Apostolado da Oração do Santuário Sagrado Coração de Jesus teve início em 1939. Peregrinos de várias regiões do estado de São Paulo tais como Araçatuba, Bauru, Tupã compareceram em massa. É de destacar que, na época, a Cia. Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários carros (vagões) de passageiros às composições ordinárias assim como mais dois trens especiais, um com dez carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília. O sucesso também se deu no ano seguinte com a presença de 8000 romeiros. A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de Junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Todavia, com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominando o país durante e no pós guerra, foi aconselhável a suspensão dessas grandes concentrações religiosas.

As romarias foram retomadas somente em 1984, com o incentivo do Cônego Antônio Flumignan, da Catedral Basílica de São Bento de Marília, juntamente com o Monsenhor Florentino Santamaria e não pararam mais. Todos os anos, no 3º domingo de setembro, acontece a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração.

Fonte: Pascom de Vera Cruz
Neste ano de 2011 o evento será dia 18 de setembro.