Seg, Ago
Clique aqui para baixar

Corpus Christi em Marília reúne multidão de fiéis

Região I

corpuschristi-1Cerca de 5 mil pessoas participaram, ontem (23), da missa solene de Corpus Christi em Marília, na praça Maria Isabel, ao lado da Catedral Basílica de São Bento. A participação dos fiéis surpreendeu pelo grande número de pessoas, contando com membros de todas as paróquias da cidade para a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, D. Osvaldo Giuntini, e concelebrada pelos padres da cidade.

A festa de Corpus Christi remete a uma tradição que vem desde o século XIII, onde os cristãos celebram a presença real de Jesus na Eucaristia. Celebramos, ontem, em comunhão com nosso bispo Dom Osvaldo, a festa do Corpo de Deus que se dá em alimento no pão e no vinho consagrado no altar. A Liturgia da Palavra era marcada com o tema da memória, que por meio da celebração eucarística, faz presente a Redenção de Cristo pelo mistério da Cruz, que no seu sacrifício resgatou a humanidade para a graça.

A comunhão foi dada em duas espécies para enfatizar este simbolismo. A comunhão do Corpo e Sangue de Cristo implica numa comunhão como Igreja, o Corpo de Cristo. A festa de ontem simbolizou essa eclesialidade, comunhão e unidade entre as igrejas ao redor de seu bispo, no único pastor que representa o próprio Cristo.

Depois da missa, os fiéis foram em procissão até o santuário Nossa Senhora da Glória, tendo Cristo Eucarístico como centro, num carro ornado com dignidade. Chegando a frente do santuário, um palco ornado para receber o santíssimo esperava os fiéis. Houve homenagens aos padres, pois são eles que consagram a Eucaristia e por meio de suas orações Cristo quis que viesse sua presença e alimentassem de vida na graça todos os batizados.

No momento da adoração, houve um testemunho de uma família que falou sobre a importância da Eucaristia na vida familiar para consagração do Matrimônio e na educação religiosa de seus filhos. Por fim, Dom Osvaldo deu a bênção com o santíssimo após a adoração e orações de súplicas.

Pe. Anderson Messina Perini
Assessor Diocesano da Comissão Pastoral para a Liturgia