Dom, Out

Santuário Nossa Senhora de Lourdes realiza missa de São Cristóvão nesta quarta em Garça

Região I

Após a missa haverá uma carreata e no retorno os veículos serão aspergidos com água benta, pedindo a proteção de Deus

A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes de Garça celebra na noite desta quarta-feira, dia 25, missa em Ação de Graças à São Cristóvão, considerado o Padroeiro dos motoristas. Após a missa, como no ano passado, haverá a carreata pelas ruas da cidade, com o frei responsável pela celebração aspergindo água benta nos carros, significando proteção divina.

De acordo com o frei Lucas Lisi Rodrigues, administrador paroquial e reitor da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes, todos os garcenses estão convidados para participarem da missa, principalmente os motoristas, quando será pedida a bênção de Deus, por intercessão de São Cristóvão, para que sejam livres de todos os perigos na direção.

“Vamos pedir a proteção divina de Deus para os motoristas em suas viagens. Após a missa vamos abençoar as carteiras de motoristas, chaves, documentos e vamos fazer a carreata pelas ruas da cidade. No retorno para o Santuário, vamos jogar muita água benta, aspergindo os veículos, pedindo a bênção de Deus, para que você seja livre de todos os males do trânsito”, afirmou o frei.

SÃO CRISTÓVÃO

A devoção a são Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. São centenas de igrejas dedicadas a ele em todos os países do mundo. É um dos “quatorze santos auxiliadores” invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades.

Entretanto são poucos os dados precisos sobre sua vida. Só se tem conhecimento comprovado de que Cristóvão era um homem alto e musculoso, extremamente forte. Alguns escritos antigos o descrevem como portador de “uma força hercúlea”.

Pregou na Lícia e foi martirizado, a mando do imperador Décio, no ano 250. Depois disso, as informações fazem parte da tradição oral cristã, propagada pela fé dos devotos ao longo dos tempos, e que a Igreja respeita.

Ela nos conta que seu nome era Réprobo e que nasceu na Palestina. Como um verdadeiro gigante Golias, não havia quem lhe fizesse frente em termos de força física. Assim, só podia ter a profissão que tinha: guerreiro. Aliás, era um guerreiro indomável e invencível. A sua simples presença era garantia de vitória para o exército do qual participasse. São Cristóvão é popularmente conhecido como o protetor dos viajantes, assim como dos motoristas e dos condutores.

ORAÇÃO

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós. Amém.

Texto: Alcyr Netto | Pascom Santuário Nossa Senhora de Lourdes de Garça

Ano Nacional do Laicato