Ter, Set

Padroeiro de Marília e da Catedral será lembrado com missa solene

Região I

Marília celebra nesta próxima quarta-feira (11) o dia do Padroeiro São Bento Abade com uma programação religiosa na Catedral. Segundo a tradição católica, o santo é padroeiro da Europa e patriarca dos monges do Ocidente.

Na Catedral Basílica de São Bento será realizada missa solene às 19h30, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antonio Cipollini, co-presidida pelos padres José Orandi e Guilherme Massoca e pelos cônegos que compoem o cabido da Diocese. É esperada a presença do bispo emérito Dom Osvaldo Giuntini.

Os presentes na celebração receberão um pequeno frasco com água benta, que simboliza o suor de Jesus Cristo no horto e o preciosíssimo sangue que molhou seu rosto, na agonia.

Padroeiro
São Bento nasceu em Núrsia (Itália), em 480.

De acordo com a tradição, Bento de Núrsia foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo diabo, nas quais lhe é oferecido um cálice de vinho envenenado e um pedaço de pão, também envenenado.

Além disso, em muitas vezes fora tentado efetivamente pelo diabo, além de ser ofendido e insultado de tal maneira que os irmãos de hábito que estavam ao seu redor podiam escutar as ofensas que ele recebia.

O Santo Varão, como também é chamado, vencia o tentador utilizando-se do sinal da cruz e da oração contida na Cruz-Medalha que fora esculpida nas paredes de um mosteiro.

A origem da Cruz-Medalha de São Bento é incerta, sabe-se que ela foi redescoberta em 1647, em Nattremberg, na Baviera, por ocasião da condenação de algumas "bruxas", que afirmaram não conseguir praticar qualquer tipo de feitiçaria ou encanto contra lugares em que houvesse a imagem da Cruz. Intrigados com o fato, as autoridades foram averiguar o que existia no mosteiro. Ao entrarem em uma das dependências, observaram entalhadas nas paredes imagens da cruz tal como estão representadas nas medalhas utilizadas hoje.

Por Rodrigo Pascoalino | Pascom

Ano Nacional do Laicato