Sab, Jul

Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes realiza assembleia para definir linha norteadora de evangelização

Região I

Mais de 100 fieis participaram da assembleia e discutiram diversos temas que poderão ser colocados em prática ainda neste ano

A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes realizou uma assembleia no ultimo sábado, dia 17, com o objetivo de definir e tornar visível o que precisa ser feito como linha norteadora de evangelização. Foram discutidos temas como ampliação do espaço físico da Igreja, necessidade de um centro catequético para atender o aumento da catequese e linha de ação pastoral.

Mais de 100 pessoas participaram da assembleia, sendo divididas em seis grupos de discussão para definir alguns importantes pontos que foram propostos pelo frei Lucas Lisi. Eles também puderam apresentar propostas próprias, com o objetivo de melhorar ainda mais o trabalho realizado na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes em Garça.

Frei Lucas Lisi presidiu assembleia realizada na Paróquia Santuário Nossa Senhora de LourdesFrei Lucas Lisi presidiu assembleia realizada na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes

Um dos temas definidos na assembleia já foi anunciado pelo frei Lucas Lisi durante a missa do domingo. As intenções continuarão sendo anotadas e serão levadas ao altar durante as celebrações, mas apenas serão lidas no início da missa as que se referem ao 7º dia de falecimento, 30 dias de falecimento e algumas outras datas importantes.

“O objetivo das intenções é que possamos levar para o altar, para orarmos por todas elas. Isso continuará sendo feito em todas as missas. Como decisão durante a assembleia deste sábado, a maioria dos participantes entendeu desta forma e vamos apenas diminuir a leitura destas intenções antes das missas, pois elas estão se estendendo por um período muito grande”, destacou o frei Lucas Lisi.

Outra questão apresentada durante a assembleia foi sobre a construção do centro catequético, para atender a grande demanda na paróquia, e do salão paroquial. Já existe área para essas construções, ao lado da Igreja, onde ficava um antigo galinheiro, que está sendo desativado. No salão será possível a realização de grandes encontros, sendo utilizados pelas pastorais e até mesmo para festas de casamento.

nslourdes assembleia3Franciscanos da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes durante assembleia realizada no último sábado

Em relação à infraestrutura da Igreja, a maior parte dos participantes da assembleia definiu a ampliação do espaço físico como uma das prioridades. Desta forma, uma comissão iniciará o trabalho de análise para levantar os custos necessários para a abertura da Igreja no espaço onde hoje existe a capela do batismo e a sacristia, com o objetivo de acolher um maior número de fieis.

Com todos os valores definidos, uma nova assembleia, extraordinária, deve ser realizada para saber se a reforma será feita ou não. Sobre a linha norteadora de evangelização paroquial, dentre inúmeras prioridades, foi decidido que deve ser realizado um trabalho especial e com mais intensidade em relação às famílias.

“O padre nunca consegue ser padre sozinho. Na assembleia é uma oportunidade de todos participarem, propondo metas, traçando objetivos, avaliando a caminhada da comunidade. Foi um momento em que todos puderam rezar juntos, se confraternizar e escolher as diretrizes que vão nortear toda a caminhada evangelizadora. Graças a Deus os resultados foram muito bons e por ser nossa primeira assembleia, nossas expectativas foram superadas”, ressaltou o frei.

Fotos: Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Garça

edicao250