18
Ter, Jun

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

No final do ano de 2018, o padre Sérgio Luiz Roncon, pároco da Paróquia São Francisco Xavier, de Bastos, e o padre Sidnei de Paula Santos, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Iacri, procuraram algumas lideranças (ex-shalonistas) de diversas paróquias, e convocou uma reunião onde foi proposto a reativação do Movimento Shalom na Diocese de Marília, o qual foi aceito prontamente.

O Consagra-te Marilia nasceu há 5 anos atrás com o objetivo de divulgar e propagar uma antiga devoção Mariana, através do método de consagração total de “São Luiz Maria Grignion de Monfort”, chamado “Tratado da Verdadeira Devoção”, antigamente conhecido como Preparação para o Reino de Jesus Cristo.

A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, através da Pastoral da Comunicação (PASCOM), agradeceu os Senhores(as) colaboradores, voluntários, entregadores, patrocinadores e agentes da PASCOM, em um momento especial de oração a Deus na Eucaristia celebrada no dia 7 de novembro na Matriz.

No dia 15 de setembro aconteceu a reunião da Sub-região de Botucatu da Pastoral Carcerária em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro contou com a presença de 38 agentes das dioceses de Marília, Lins, Bauru, Presidente Prudente e Assis.

Aconteceu, no último dia 16, o 1º EMD (Encontro Missionário Diocesano) da diocese de Marília. O encontro foi acolhido pela paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Tupã, e contou com a participação de 48 pessoas de 13 paróquias de nossa diocese. O tema do encontro foi “A alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, retomando o espírito do 4º CMN (Congresso Missionário Nacional), ocorrido em Recife-PE, em 2017.

Durante os dias 24 a 26 de Agosto ocorreu, na Diocese de São José dos Campos-SP, o 38º Encontro Estadual Missionário. O encontro teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos da missão, na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino”. Participaram do encontro aproximadamente 150 pessoas entre padres, bispos, seminaristas, leigos e leigas, religiosos e religiosas.

No dia 08 de Julho de 2018 ás 08h30 iniciou-se o encontro diocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Marília na Paróquia São Luiz Gonzaga na cidade de Iacri SP.

Com o momento de mística e oração resgatando a espiritualidade das comunidades clamando a presença do Deus do amor e da esperança. Cerca de 350 participantes de 20 paróquias estiveram presentes.

Após o momento de mística e oração o Padre Sidnei pároco da paróquia são Luiz Gonzaga de Iacri e o Padre Jose Afonso Maniscalco assessor das CEBs da Diocese de Marília fizeram a acolhida das cidades juntamente com a equipe de animação coordenada pela Luzia coordenadora das CEBs de Bastos. Cerca

cebs encontrodiocesano2Foto: Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon, Pe. José Afonso Maniscalco,
Pe. Ademilson Luiz Ferreira

O encontro foi assessorado pela Professora Doutora Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon Doutorada em Ciências da Religião, Professora da PUC – Campinas membra da equipe de assessoria e reflexão da comissão pastoral do laicato da CNBB. A assessora em sua fala ressaltou a importância da ação do cristão leigo e leiga na sociedade e prol do bem comum enfatizando que os leigos e leigas são membros do corpo místico de Cristo no seu total formando-o seu rosto na sociedade como cristãos e cidadãos.

O tema foi propício para analisarmos o papel do leigo e leiga na sociedade dentro do cotidiano, foi percebido a presença do clericalismo na Igreja e do conservadorismo que impedem a verdadeira vivência do amor de Deus por nós.

Marcaram presença o Pe. Ademilson Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Sergio e ao Diácono Marcos pela presença. O encontro encerrou com a celebração eucarística às 17h.

A Equipe Diocesana das CEBs da Diocese de Marília agradece a disponibilidade e pelo sim da Doutora Ivenise aceitando assessorar o Encontro Diocesano com grande sabedoria e audácia em sua fala. Grande estímulo e esperança para todas as comunidades presentes para que possam praticar com amor na sociedade como sujeitos de transformação no meio social em que vivemos.

É com muita alegria que a equipe diocesana presta vênia, reverências e agradecimentos as comunidades, movimentos e pastorais da cidade de Iacri pelo acolhimento, organização e pela alegria de servir.

Por Pe. José Afonso Maniscalco
Foto: Fátima Rodrigues do Nascimento

Aconteceu na cidade de Pompeia, na fazenda São Pedro, durante os dias 28 de abril à 01 de Maio, o V Acampamento da Catedral Basílica de São Bento.

Todos os anos no mês de Abril a Pastoral da Saúde da Diocese de Marília convida a todos a um gesto de amor, partilha e solidariedade: campanha de doação de sangue Abril Solidário

A Quaresma é tempo de conversão e sacrifício – jejum, abstinência e esmola -, de revisão e mudança de vida; de escutar com mais atenção a palavra de Deus; tempo de viver o amor de Jesus Cristo traduzido em obras de caridade; é o tempo de se preparar para a celebração da vitória final da graça sobre o pecado e da vida sobre a morte.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250