24
Sex, Mai

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

jdjA Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) da Diocese de Marília irá acontecer no dia 30 de julho. O evento está previsto no calendário diocesano e tem como objetivo motivar os jovens a entrarem no clima da Jornada Mundial da Juventude, fazendo a experiência do Cristo Ressuscitado e do seu amor a cada um.

O local aonde os jovens irão se reunir para o início da JDJ será a Catedral Basílica de São Bento. A programação consta de diversos momentos participativos para os jovens, dentre eles uma missa presidida pelo bispo diocesano, D. Osvaldo Giuntini, pregações e um evangeliza-show.

reuniao-r1Realizou-se no último dia 15 de junho, nas dependências do Santuário de Nossa Senhora da Glória, uma reunião da Pastoral Familiar da Região I com a participação dos coordenadores e a presença do Pe. Valdemar Cardoso, Assessor da Pastoral Familiar para a Região I, para definir as atividades que serão desenvolvidas durante a Semana Nacional da Família que acontecerá entre os dias 14 e 20 de Agosto deste ano.

FOTO2Foi realizado, na manhã do último domingo, 19 de junho, o I Encontro Diocesano para Qualificação e Aprofundamento de Agentes da Comunicação de Pastoral, no salão da Paróquia de Santo Antônio de Adamantina. O evento foi promovido pela Pascom (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Marília.

O encontro iniciou-se com a espiritualidade conduzida pelo seminarista do 3º ano de Teologia, Omar Fernando de Carvalho Júnior. O Pe. Valdemar Cardoso, assessor diocesano da Pascom, abordou a importância da comunicação e o que é a Pastoral da Comunicação. A jornalista Márcia Welter, editora do jornal diocesano “No Meio de Nós”, explicou como escrever textos jornalísticos através de regras e técnicas básicas. No encerramento, Adriano Matilha, também membro da Pascom, enfocou a fotografia digital.

A conclusão dos trabalhos ocorreu com atividades práticas de texto e fotografia, sendo que os participantes foram divididos em dois grupos.

Matéria redigida pelos participantes do encontro como proposta de oficina prática


O encontro realizado pela Pascom foi muito bem recbido e elogiado pelos participantes. Cerca de 40 pessoas de toda a diocese estiveram presentes na formação que teve início às 8h com um café e término por volta das 12h30foto_encontro

A equipe da Pascom avaliou como muito satisfatória a formação, tendo um feedback que, de certa forma, até surpreendeu, pois os participantes manifestaram o interesse que o encontro tivesse uma duração maior.

Atendendo ao pedido dos participantes, disponibilizamos as palestras para o download. Basta clicar nos links abaixo.

Oração da Comunicação - Seminarista Omar Fernando

Pastoral da Comunicação - Padre Valdemar Cardoso

Como produzir textos jornalísticos - Márcia Welter

Fotografia Digital - Adriano Matilha

 

Também relembramos que os sites paroquiais estão sendo finalizados e estarão disponíveis às paróquias até a metade desta semana. Caso sua paróquia não tenha entrado em contato com a Pascom para o desenvolvimento do site, basta clicar aqui para ser direcionado a um formulário.

A mística não possui uma definição única, mas podemos afirmar que é uma energia que facilita a audácia.pieta

Não é com a timidez, mas com a audácia que se conduz um empreendimento difícil, como é o caso da Pastoral da Sobriedade.

A mística infunde coragem, entusiasmo e então ficamos surpreendidos com o que conseguimos fazer.

oracao25“Sem mim, nada podeis fazer”, afirmou Jesus. Isso vale principalmente para a Pastoral da Sobriedade.

Tenhamos presente a complexidade de problemas que nos envolvem; sem nos esquecermos que normalmente a inteligência humana é limitada, nossa vontade enfraquecida e o relacionamento humano muito perturbado.

crismandos-5O Serviço de Animação Vocacional (SAV), juntamente com a Equipe de Coordenação da Catequese da Região I, promoveu um encontro chamado C3 (Compromisso com Cristo), com os jovens e adolescentes das paróquias da Região I.

Esse C3 aconteceu no dia 12 de junho de 2011, no anfiteatro do Colégio do Sagrado Coração de Jesus. Iniciou-se às 8 horas da manhã e terminou ao meio dia. O tema desenvolvido pelo Padre Mauricio Sevilha, reitor do seminário propedêutico, foi: “O que é vocação?

pascom2A Pastoral da Comunicação (Pascom) Diocesana irá realizar um encontro diocesano aberto a todas as paróquias da diocese no próximo domingo, dia 19. Poderão participar todos os agentes das Pascoms paroquiais, bem como aquelas paróquias que não tiverem organizado uma equipe para auxiliar nesta pastoral.

agentes-r1-2No dia 8 de junho de 2011, os Agentes de Pastoral da Região I se reuniram no centro catequético do Santuário Nossa Senhora da Glória, em Marília, para a realização de mais um dos encontros agendados no calendário da região.

Na chegada, depois do café, o Vigário Episcopal da Região, Padre Wagner Antônio Montoz acolheu a todos e fez a oração inicial.

acampamento3Jovens e adultos campistas das Regiões II e III da Diocese de Marília se reuniram nos dias 04 e 05 de junho na vivência preparatória para o 6º Acampamento da Diocese de Marília, que será realizado na Chácara dos Padres, em Adamantina, de 22 a 26 de junho.

O Acampamento, que será Juvenil/Sênior, terá participação de 78 campistas com uma grande equipe de trabalho de diversas paróquias da nossa Diocese, sob a direção de Juliana Pereira dos Reis e Priscila Ribeiro Martin e colaboradores da cidade de Marília para a capacitação das equipes.

assessores-r1-5Nos dias 04 e 05 de junho, realizou-se, no Espaço Juventude, em Marília, o 3º módulo da Escola de Formação de Assessores de Adolescentes e Jovens. Esta etapa reuniu 20 pessoas que acompanham os jovens nos grupos pastorais da Região I da Diocese de Marília.

O curso tem como objetivo preparar o assessor que trabalha com e para a juventude nos grupos de jovens das paróquias da Região I, tendo em vista a prioridade pastoral deste biênio que é a Juventude.

catequese-4No dia 04 de junho de 2011 (sábado), esteve reunida a Equipe Diocesana de Catequese na cidade de Parapuã. A reunião teve inicio às 9h com a Oração Inicial orientada pelo Padre Adriano dos Santos Andrade, Assessor Diocesano da Catequese. Foi feita a apresentação de novos membros da equipe, entre eles o Frei Eraldo Bortoleto da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Dracena, que assume a assessoria da Região Pastoral III da catequese.

CDP-3Aconteceu ontem (05) no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Haffner, em Tupã, a segunda reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, que teve como assunto principal o Meio Ambiente. Em continuidade às propostas da CF 2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta” e no mesmo dia em que se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia”, tivemos a honra da presença do Dr. Talmir Rodrigues, médico e paroquiano da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da cidade de Presidente Prudente.

agentes-regiao-31Aconteceu, no dia 2 de junho, na Paróquia São João Batista, de São João do Pau d’Alho, a Reunião dos Agentes de Pastoral da Região III. Além dos padres da região pastoral, estavam presentes o Senhor Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Carlos Roberto dos Santos, e a Irmã Cecília da Congregação de São José de Cluny, de Lucélia.

JDJ-comissaoUma comissão de jovens se reuniu no dia 28 de maio com o Pe. Manoel Carlos Nery de Souza, assessor diocesano do Setor Juventude, em Marília, para preparar a Jornada Diocesana da Juventude que acontecerá na Catedral Basílica de São Bento no dia 30 de julho deste ano.

O evento será organizado em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Madri dos dias 16 a 21 de agosto com a presença do Papa Bento XVI e que terá como tema: “Enraizados e fortificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7).

Foi realizado nos dias 28 e 29 de Maio de 2011 o 1º Simpósio Nacional da Família e a 3ª Peregrinação Nacional da Família em Aparecida. O evento, organizado pela comissão nacional pastoral-familiar-1da Pastoral Familiar, contou com a presença de diversas personalidades ligadas à área da Igreja Católica. O número de participantes foi estimado em 400 pessoas para o simpósio e cerca de 5 mil para a peregrinação. Durante o Simpósio, foram realizadas diversas palestras ministradas por Bispos, Padres e leigos. O evento foi presidido por Dom João Carlos Petrini, Assessor Nacional da Pastoral Familiar e Presidente da Comissão para a Vida e Família, apresentado pela Irmã Ivonete Kurten, jornalista, licenciada em Filosofia, conselheira provincial das Irmãs Paulinas e editora da Revista Família Cristã e contou com a animação musical de Antonio Cardoso.

Na parte da manhã, com acolhida de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina/PR, foram realizadas as seguintes conferências:

“A missão da família cristã no mundo contemporâneo” – Padre Rinaldo Roberto de Rezende, cura da Catedral de São Dimas, São José dos Campos/SP.   

“Família e transmissão de fé (pais pedagogos)” – Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, (Padre Zezinho) escritor, compositor, cantor e dedica-se à Pastoral da Comunicação.

Ao final da manhã, houve um debate (perguntas e respostas) mediado pela Irmã Ivonete e compunham a mesa Dom Petrini, o Padres Rinaldo e o Padre Zezinho, que idealizaram as respostas.

Na parte da tarde foram realizadas as seguintes conferências:

“Família e políticas familiares” – Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo auxiliar de São Paulo, região Santana, autor do livro “FAMÍLIA, torna-te aquilo que és! Elementos essenciais para a Pastoral Familiar”.

“Família e afetividade:  educar para o amor” – Dra. Cleusa Thewes, assistente social, terapeuta familiar, especialista em gerontologia, psicologia transpessoal e orientação familiar.

Ao final da tarde houve mais um debate tendo como mediadores: Raimundo Veloso Leal e Vera Lúcia Morais Leal, casal Coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, e a mesa foi composta por: Dom Joaquim, Dra. Cleusa e Dom Petrini.

O encerramento do simpósio deu-se às 18h com a missa  presidida por  Dom Raymundo Damasceno Assis Cardeal Arcebispo de Aparecida/SP e uma Procissão Luminosa e oração do Terço conduzida por Dom Severino Clasen, Bispo de Araçuaí/MG, procissão esta que percorreu toda extensão da passarela que liga a Basílica nova à antiga levando a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, com final festivo.

No domingo foi realizada missa às 10h presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina/PR com a participação de diversas caravanas vindas da Diocese de Marília, com a presença forte da Pastoral Familiar de diversas paróquias, durante a comemoração da “3ª Peregrinação Nacional pelas Famílias”, complementando, assim, este belíssimo e santo final de semana inteiramente dedicado às famílias.

Jaime Luiz Piassa e Rogéria Carvalho Tucunduva Piassa
Pastoral Familiar da Diocese de Marília

Flickr_albumid=72157626853601412

sobriedade-3No dia 29 de maio, a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Oriente acolheu aproximadamente 40 pessoas representando 11 paróquias da Diocese de Marília como também representantes do CERVIDA (Centro de Estudos e Recuperação para a Vida) de Tupã, Alcoólicos Anônimos de Marília e Lar Santa Terezinha de Junqueirópolis para o I Encontro de Formação da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Marília.

pastoral-saude-1Cerca de trezentos agentes da Pastoral da Saúde da Região Pastoral III estiveram reunidos no ultimo dia 22, domingo, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Nova Guataporanga, para um encontro formativo.

O encontro iniciou-se as 8h com o café da manhã e, em seguida, os participantes se dirigiram para a igreja, aonde o Pe. Milton Afonso do Nascimento, pároco de Nova Guataporanga, acolheu os participantes das paróquias que marcaram presença.

carceraria-estadual-5Nos dias dia 13 a 15 de maio de 2011,  no Seminário Maria Imaculada, em  Brodowski , aconteceu a Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária.

Participaram cerca de 90 pessoas de todo o estado de São Paulo, além de membros da coordenação nacional da pastoral, vindos dos estados de Goiás e Espírito Santo, entre eles o coordenador nacional, Pe. Valdir João Silveira.

007No dia 20 de maio de 2011, das 20h às 22h, na paróquia de São Miguel Arcanjo, o Conselho Regional de Pastoral da Região l, se reuniu com representantes dos Conselhos Paroquiais, para refletirem juntos sobre a Missão Continental.

O pároco, Pe. João Carlos Batista, acolheu  a todos e depois fez a oração inicial.

Todos os anos o SAV-PV (Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional) da Diocese de Marília realiza a Manhã Vocacional nas três Regiões Pastorais. A Manhã Vocacional é um momento de reflexão para que os jovens possam conhecer melhor as diferentes formas de servir e amar que Deus chama seus filhos. {jathumbnail off}

DSC02922Formação contínua é o tema do Encontro da Pastoral da Criança

Acontece hoje (14) o Encontro da Pastoral da Criança da Sub-Região de Botucatu II. O tema do encontro é a Formação Contínua e reúne os coordenadores diocesanos, multiplicadores e capacitadores da Pastoral da Criança das quatro diocese que compõem a Sub-Região de Botucatu II (Araçatuba, Lins, Marília e Presidente Prudente).

Agora mesmo!
O encontro da Pascom  na Região I acontece agora mesmo, quinta-feira, 20h30, no anfiteatro da Fajopa. A formação teve início por volta das 20h com a oração inicial feita pelo Padre Valdemar Cardoso, Assessor Diocesano da Pascom. Após, o Padre Valdemar conduziu uma reflexão sobre a internet nos tempos atuais.

DSC00678A Região Pastoral II recebeu ontem, quarta-feira (11), o Encontro de Formação da Pascom. O encontro foi realizado no salão da Paróquia Santo Antônio, na cidade de Adamantina. A equipe da Pascom foi muito bem recebida pela Paróquia Santo Antônio e pelo Vigário Episcopal da Região II, Padre Nelson Bernardino Lopes.

Dando sequência à série de encontros realizados por Região Pastoral, a equipe da Pascom apresentou sua proposta de

A série de encontros da Pascom nas Regiões Pastorais teve seu início ontem, terça-feira (10), na Região III. O encontro, realizado no salão da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis, contou com a presença de vários representantes das paróquias da região. O Diácono Marcos Roberto Cesário da Silva, que exerce seu ministério diaconal na mesma paróquia aonde foi realizado o encontro, foi quem acolheu a equipe da Pascom Diocesana.

pascom3Começa amanhã, terça-feira (10), a série de formações da Pascom (Pastoral da Comunicação) de Marília para as paróquias. A formação de amanhã será destinada à Região Pastoral III e será realizada no salão paroquial da Paróquia Santo Antônio, de Junqueirópolis. O encontro terá início às 19h30 e terá a presença do Assessor da Pascom, Pe. Valdemar Cardoso, e da equipe diocesana da Pascom.

espiritualidadecatAconteceu no dia 1º de maio, último domingo, o Retiro Espiritual dos Catequistas da Diocese de Marilia, organizado pelas Regiões Pastorais.

Na Região Pastoral I, a Manhã de Espiritualidade foi realizada no Anfiteatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Marilia. O

Queridos irmãos e irmãspascom3

da Diocese de Marilia

Paz e Bem!
 

É com grande alegria que venho comunicar-lhes a veiculação do novo site da Diocese de Marília, a partir das 12h do dia de hoje, 19 de abril de 2011.

O Papa Bento XVI, em sua mensagem para o 45º. Dia Mundial das Comunicações, ressaltou um fenômeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da Internet. Ele comparou estes novos tempos em que vivemos com a revolução industrial, que mudou a maneira do ser humano ser e existir em sociedade. O papa

ministrosOcorreu no último domingo, dia 27 de março, nas regiões pastorais, o Encontro Diocesano de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC).. Na Região I, realizou-se no Anfiteatro do Colégio Sagrado com a participação de cerca de 500 pessoas; na Região II, na Igreja São Pedro de Tupã, com cerca de 400 pessoas; e na Região III, no Salão Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis, cerca de 300 pessoas estiveram presentes.

A programação foi comum em toda a Diocese, tendo

cam2Em sessão da Câmara realizada no dia 25 de março, última sexta-feira, a Campanha da Fraternidade 2011 foi apresentada oficialmente às autoridades políticas da cidade de Marília. A sessão teve início às 20h e contou com a presença de Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, o Padre Marcos Roberto Marques Ortega, Coordenador Diocesano da CF 2011, a Equipe Diocesana da CF e vários leigos representando as paróquias da cidade.

A CF 2011 instiga a reflexão sobre o cuidado do ser humano com o meio ambiente, Criação de Deus. O tema foi

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa248