24
Seg, Jun

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

dom_mauricioO Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, gravou um vídeo fazendo um convite para que toda a Província Eclesiástica de Botucatu participe do Bote Fé Marília. Veja o vídeo:

cruz-jmj-brasilA menos de uma semana para a recepção dos Símbolos da JMJ Rio 2013, a Província Eclesiástica de Botucatu (que compreende a Arquidiocese de Botucatu e as dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente) faz seus últimos preparativos para a recepção da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, que ocorrerá no dia 16 de outubro na cidade de Marília.

encontro_secretarios73{jathumbnail off images="components/com_joomdoc/views/themes/default/images/icons/16x16/ppt.png"}Secretários e secretárias das paróquias de toda a Diocese de Marília estiveram reunidos ontem, quinta-feira (29), para o Encontro de Secretários. O encontro, já tradicional e em sua décima sétima realização na Diocese, contou com a presença de cerca de 140 pessoas dentre os secretários e alguns padres que estiveram presentes.

romariaCerca de quatro mil devotos participaram da romaria do Apostolado da Oração que, como todo ano, ocorre no terceiro domingo de setembro. Às 8h da manhã o Santuário recebeu os romeiros que vieram de diversos estados de uma forma muito calorosa.  Refletindo o versículo do evangelista Lucas, “O próprio Jesus começou a caminhar com eles” (Lc. 24, 15), houve então uma caminhada pela cidade, como é de tradição. O pecado é o entrave para a graça. Assim, após a caminhada em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, Monsenhor Nivaldo Resstel, Pároco e Reitor do Santuário presidiu uma celebração penitencial. Pelas mãos sacerdotais, Mons. Nivaldo absolveu a multidão de fiéis de todos os pecados cometidos preparando para a Santa Missa.

xvi_past_familiar9Realizou-se nos dias 17 e 18 últimos nas dependências do Centro Catequético da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Araçatuba o XV Encontro Sub Regional da Pastoral Familiar. O evento que reúne agentes pastorais das Dioceses de Botucatu, Bauru, Marília, Lins, Ourinhos, Assis, Presidente Prudente e Araçatuba contou com  uma participação de aproximadamente 120 pessoas.

DSC06985 {jathumbnail off images="components/com_joomdoc/views/themes/default/images/icons/16x16/png.png"} Neste domingo (dia 4) aconteceu a Gincana Vocacional da Região Pastoral III na quadra de Esportes do salão paroquial de Junqueirópolis.

O encontro contou com a participação de dez paróquias da Região que neste ano estiveram bem mais organizadas, investindo em camisetas, coreografias, e o resultado apareceu durante todo o dia.

coletiva-botef-sul1_1Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (31), a presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do Estado de São Paulo, falou sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em Madri, Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto, e sobre a preparação da próxima JMJ, em 2013, no Rio de Janeiro, evento que já começa com a acolhida da cruz e do ícone de Nossa Senhora, no dia 18 de setembro, em São Paulo.

agentes_pastoral1Aconteceu no dia 31 de Agosto de 2011, em Lucélia, o encontro de Agentes de Pastoral da Região II. Vale destacar a presença marcante de Dom Osvaldo Giuntini, sempre amigo e companheiro, e do Vigário Episcopal da Região II, Pe. Nelson Bernardino Lopes, aniversariante do dia.  Foi muito imporatante a acolhida fraterna acolhida do Pe. José Orandi da Silva, pároco de Lucélia.

gincana_regiao_II_8Neste domingo (28) aconteceu a Gincana Vocacional da Região Pastoral II no Ginásio Municipal de Esportes em Parapuã.

O encontro contou com a participação de nove paróquias da Região Pastoral II, a saber: Nossa Senhora de Fátima de Adamantina, Sagrada Família de Lucélia, Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista, São José de Osvaldo Cruz, Imaculada Conceição de Mariápolis, Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis, Imaculada Conceição de Parapuã, São Judas Tadeu de Tupã, Senhor Bom Jesus de Arco-Íris e Sant`Ana de Herculândia.

dom_odilo_bote_fe_2Leia o artigo do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, sobre a Jornada Mundial da Juventude no Brasil e o projeto Bote Fé, iniciativa do Setor Juventude da CNBB. Veja também o vídeo da música tema da JMJ 2013 feito com mais de 80 cantores católicos.

Após o Curso de Atualização do Clero, a Diocese de Marília promoveu, dos dias 26 a 28, na cidade de Tupã, o Curso de Atualização para Leigos. Seguindo o mesmo roteiro temático da Atualização do Clero, os leigos assistiram às palestras que versavam sobre o tema Dimensão Bíblica na Pastoral Catequética, abordado pelo Pe. Luiz Gonzaga Bolinelli, da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, da Diocese de Santos. O Pe. Luiz Gonzaga também é assessor da Comissão Bíblico-Catequética de sua diocese, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Sul I e membro do Grecat (Grupo de Reflexão Catequética) da CNBB.

congressobh_deRealizou-se nos dias 19, 20 e 21 de agosto, em Belo Horizonte (MG), o XIII Congresso Nacional da Pastoral Familiar. O evento, que se realiza a cada três anos, foi presidido por Dom João Carlos Petrini, assessor nacional da Pastoral Familiar e presidente da Comissão Nacional para a Vida e Família da CNBB. Este evento teve como tema: "Família, Pessoa e Sociedade" e seu lema foi: "Somos cristãos e membros da família de Deus" (Ef 2,19).

sulao2Aconteceu de 19 a 21 de agosto o 7º Sulão de Catequese do Regional Sul I, no Ipê Park Hotel, na cidade de São José do Rio Preto. O tema foi "Mistagogia: Novo Caminho Formativo de Catequistas". Teve a participação de mais de 300 catequistas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Arco_iris_2011_054No último dia 19, sexta-feira, o Bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, juntamente com o Vigário Geral, Côn. José Carlos Dias Tóffolli, e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Carlos Roberto dos Santos, esteve reunido, na Cúria Diocesana de Marília, com os integrantes da Comunidade Aliança de Misericórdia, o Diacono Isac, a missionária Tatiane Nogueira, de São Paulo, e o casal Reginaldo e Vanessa, residentes em Osvaldo Cruz.

mesvocacionalNo mês de agosto, a Igreja celebra as diversas formas de se servir a Deus e aos irmãos, ou seja, as vocações. É o mês vocacional por excelência. O SAV-PV (Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional) da diocese disponibiliza subsídios para que todos possam conhecer mais sobre a teologia das vocações, bem como utilizarem o material para a animação pastoral nas paróquias.

RETIRO_DO_CLERO_2011_001No dia 27 de julho, a Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP) se reuniu no Centro de Convenções da paróquia de São Pedro de Tupã. Os trabalhos começaram às 9h com a oração inicial, coordenada pelo Pe. Nelson Bernardino Lopes e, em seguida, houve a leitura da ata feita pela secretária Débora Felice Matilha.

joampompeia1A fazenda São Pedro, em Pompéia, está sediando desde o dia 14 de julho o II Acampamento Joam (Jovens e adolescentes em missão), com cerca de 80 campistas e uma equipe de mais de 100 participantes.

irvictalina8No último dia 3, domingo, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Oriente, celebrou o aniversário de 50 anos de consagração religiosa da Irmã Victalina David de Souza. A clebração de bodas de ouro foi comemorada com um almoço promovido pela comunidade e uma Celebração Eucarística.

manhavocacional1No último domingo, dia 3, mais de 60 jovens da Região III da Diocese de Marília (de Flórida Paulista a Panorama) participaram de uma manhã de oração em Junqueirópolis. Todos os anos o SAV-PV (Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional) da diocese realiza a Manhã Vocacional nas três Regiões Pastorais.

fds2A diretoria do FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade) se reuniu hoje pela manhã para avaliar os projetos sociais enviados pelas paróquias da diocese.

Segundo o Pe. Luiz Eduardo Cardoso de Sá, coordenador do FDS, alguns critérios são utilizados para definir quais projetos serão encaminhados para a análise do conselho gestor do FDS e, assim, receberem o auxílio financeiro.

vocacionalTodos os anos o SAV-PV (Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional) da Diocese de Marília realiza a Manhã Vocacional nas três Regiões Pastorais. O encontro é um momento de reflexão para que os jovens possam conhecer melhor as diferentes formas de servir e amar que Deus chama seus filhos.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250