22
Seg, Abr

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

principalOcorreu, nos dias 15 e 16 de setembro, em Rinópolis, o 2° Encontro de Formação para Jovens, promovido pelo Setor Juventude. O encontro contou com 48 jovens e, entre eles, 16 paróquias da diocese se fizeram presentes. O tema do encontro foi sobre o “Relacionamento” sob três perspectivas: comigo, com o outro e com Deus.

dnj-frontO Setor Juventude da Diocese de Marília faz os últimos acertos para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012, que será realizado no dia 27 de outubro em Tupã. Além da Missa para os jovens de toda a diocese que participarão, estão programados show com a banda Amigos Pela Fé e a presença do DJ Tau.

iv-sobriedadeAgentes da Pastoral da Sobriedade participaram ontem (5) do IV Encontro de Formação. Realizada no centro de convivência Monsenhor Afonso Haffner, na cidade de Tupã, a formação contou com 61 pessoas representando 11 paróquias da Diocese de Marília

3joam4Do dia 26 a 29 de julho, aconteceu, na Paroquia Nossa Senhora do Rosário, de Pompéia, mais um Acampamento JOAM (Jovens Adolescentes em Missão) sendo este o terceiro realizado. O local do acampamento foi a Fazenda São Pedro, aonde se encontra o Centro de Formação dos Acampamentos. O tema desse acampamento foi "No teu amor encontro o meu lugar".

ecc-casais1Realizado de 13 a 15 de julho, o XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo), realizado na cidade de Presidente Prudente, reuniu casais de todo o país. Com o tema "Família: Projeto de Deus" e lema "Prudente é o homem que edfifica sua casa sobre a rocha"(Mt 7, 24), o encontro foi um momento de reforçar o objetivo do ECC de evangelizar as famílias.

xxecc2Com a palestra “ECC – Serviço-escola da Igreja para evangelizar a família”, o assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, encerrou ontem (15) o XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo. Segundo o bispo, o ECC ganhou muito em quantidade e qualidade nos últimos anos, tornando-se um “instrumento eficaz para ir ao encontro das famílias e evangelizá-las”.

acampa1A Chácara dos Padres em Adamantina sediou de 6 a 9 de julho o I Acampamento JOAM (Jovens e adolescentes em missão) com 92 jovens das Regiões II e III da Diocese de Marília.

vissobr1A Equipe Diocesana da Pastoral da Sobriedade, tendo como orientador o Pe. Carlos Roberto dos Santos, a assessora, Ir. Santa Mendes, o coordenador, Manoel Otre, e a secretária do CDP Débora Felice, esteve reunida no dia 5 de junho com a equipe de coordenação da Pousada Bom Samaritano, em Dracena, e com as irmãs responsáveis pelo Lar Santa Terezinha, em Junqueirópolis

planpast1No dia 19 de junho, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), a equipe responsável pela criação do plano pastoral, se reuniu pela a primeira vez. Estavam presentes o Pe. Ademilson Luiz Ferreira,  Pe. Carlos Roberto dos Santos, Pe. Wagner Antonio Montoz, Pe. Pedro Angelo Manchini, Pe Valdemar Cardoso e Pe.Sérgio Roncon.

litr2e31A dimensão litúrgica promoveu no último domingo, dia 17 de junho, Encontro de formação Litúrgica para as Regiões II e III da Diocese de Marília no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Flórida Paulista.

foto3Nos dias 9 e 10 de junho, o núcleo dos acampamentos em Adamantina promoveu o Curso Pastoreio, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista, contando com a participação de aproximadamente 60 campistas das regiões II e III da Diocese.

iam20121A cidade de Marília sediou no último domingo, dia 10, o II Encontro da Infância e Adolescência Missionária, com o tema “Dai-me Senhor um Coração Missionário”. O evento foi realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e contou com cerca de 150 crianças e adolescentes que foram acolhidas pela comunidade e pelo pároco, Pe. José Afonso Maniscalco.

cf2012-avAconteceu em Itaici entre os dias 18 e 20 de maio, a Avaliação da Campanha da Fraternidade 2012, que teve como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

pedagio-setor1Nos dias 19 e 20 de Maio, o Setor Juventude realizou o primeiro “Pedágio Jovem” durante o retiro Revolução Jesus, na cidade de Dracena. O Pedágio é um projeto que surgiu com o objetivo de evangelizar e divulgar eventos relacionados à juventude.

enc-dio-crianNo dia 20 de maio, na cidade de Pacaembu, aconteceu o Encontro Diocesano da Pastoral da Criança.  O Coordenador Estadual da Pastoral da Criança, Jose Anchieta, esteve presente no encontro, acompanhado da sua esposa Neuza.

saude-regiao2-2Aconteceu no dia 5 de maio, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Inúbia Paulista, o Encontro Regional da Pastoral da Saúde. Cerca de 100 agentes de pastoral esitveram reunidos neste dia.

juventude-abril7Nos dias 21 e 22 de abril ocorreu, em Rinópolis, o Curso de Formação para Jovens, realizado pelo Setor Juventude da Diocese de Marília. O encontro contou com a presença de 57 jovens participantes de 15 paróquias da diocese. Entre eles, estavam representantes de diversos grupos e espiritualidades juvenis.

carceraria2012-7De 27 a 29 de abril aconteceu a assembleia estadual da Pastoral Carcerária em Itapetininga. A assembleia foi uma das mais esperadas do últimos anos, pela busca de respostas aos desafios atuais da superlotação e problemas de saúde nos cárceres. Éramos cerca de 80 agentes de todo o estado, contando com o coordenador estadual Deyvid Livrini,  com o Pe. Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral carcerária e com o novo bispo responsável em acompanhar a pastoral, Dom Otacílio Luziano da Silva.

FACD-10Realizou-se no dia 28 de abril, nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral, em Marília (CDP), o I FACD (Formação para Agentes de Comunicação Diocesana). Representantes de 9 paróquias da Diocese, totalizando 25 agentes de pastoral, participaram das palestras que tiveram como objetivo a formação dos agentes e grupos de Pascom paroquiais e a criação de uma rede de comunicadores.

2-simposio-familia3

Realizou-se nos últimos dias 28 de Abril em Aparecida/SP o 2º Simpósio Nacional da Família. O Simpósio, que aconteceu no Centro de eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”, contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas de todo o Brasil. Nossa Diocese esteve representada pelo casal coordenador da Pastoral Familiar Diocesana Benedito Donizeti Alves e Marlene Lancarovici Alves

gincana2012Em preparação à Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2013, no Rio de Janeiro, a proposta vocacional deste ano estará voltada para a juventude.

past batismo1

No último domingo (18), aconteceu a primeira reunião da Equipe Diocesana da Pastoral do Batismo, realizada no Centro Catequético da Paróquia Imaculado Coração de Maria. de Inúbia Paulista, com a presença do assessor diocesano, Pe. Márcio Roberto Rios Martins.O encontro teve inicio com uma oração conduzida pelo seminarista Diego Carvalho e, em seguida, o Pe. Márcio Rios e os membros da equipe fizeram uma breve avaliação sobre os trabalhos realizados pela Pastoral do Batismo no ano passado. Todos tiveram a oportunidade de expor suas avaliações e também sugestões de trabalhos para esse ano.

carc-sub1No dia 17 de março aconteceu, em Araçatuba, a reunião da Sub-Região de Botucatu da Pastoral Carcerária. É a primeira das 2 reuniões que acontecem no ano; uma em cada semestre.

A reunião aconteceu das 8h às 14h e contou com a presença do coordenador da Pastoral Carcerária da Sub-Região, Pe. Valdir Silvestre, de Araçatuba, e mais 14 pessoas das dioceses de Marília, Araçatuba, Lins, Bauru e Assis. Nossa Diocese de Marília esteve representada por três pessoas

Após a oração inicial e apresentação dos presentes, levantou-se a discussão da realidade de penitenciárias e atendimento da pastoral na Sub-Região.

A realidade é alarmante. O Estado de São Paulo conta atualmente com cerca de 160 unidades prisionais, sendo que 60 estão em nossa Sub-Região, ou seja, mais de um terço. Lamentavelmente, muitas unidades prisionais ainda não contam com a visita de agentes da pastoral carcerária. Um desafio constante. Sugeriu-se de agendar uma reunião com os bispos da Sub-Região pedindo uma atenção especial e socorro ao trabalho da pastoral carcerária, considerando os números atuais inflacionados de penitenciárias em nossa região.

Outro dado preocupante: a Diocese de Marília conta com cerca de 17.000 detentos, o que representa ser uma das dioceses com maior população carcerária do Brasil  e do mundo. 

Um dos desafios da pastoral carcerária, além da constante superlotação nos cárceres, é a questão da saúde. A atual falta de atendimento médico nas unidades tem gerado problemas diversos: mais doentes nos cárceres, insegurança para os funcionários do sistema, congestionamento no sistema médico dos municípios que acolhem os detentos em suas unidades de saúde gerando insegurança e revolta na população das cidades que recebem os detentos. Esse tema será o principal da Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária a ser realizado em abril na cidade de Itapetininga.

O CONSEG(Conselho de Segurança Municipal) de Tupi Paulista, em parceria com a pastoral carcerária e batalhão da policia militar, enviará uma moção requerendo ao Estado o atendimento preventivo dos médicos nas unidades prisionais masculina e feminina locais. Essa moção será enviada como modelo para os CONSEGs da região.

A reunião foi muito proveitosa como partilha, discussão de temas atuais e renovação das forças dos agentes da pastoral carcerária para a missão que lhes foi confiada.

Pe. Valdo Bartolomeu de Santana
Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária

past familiar4Realizou-se no último dia 17 de março, no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana, em São Paulo, a Assembleia do Regional Sul 1 da Pastoral Familiar. O Evento que teve início às 7h30 e foi apresentado pela Irmã Ivonete Kurten,  editora chefe da Editora Paulinas. A Assembleia contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas das dioceses que compõem as Sub-Regiões do Regional Sul 1.

DSC07429

No dia 3 de março, às 18h, aconteceu em Herculândia a segunda reunião do ano da Comissão Diocesana da Pastoral da Juventude. A Comissão é composta por jovens de Vera Cruz, Marilia, Herculândia, Tupã e tem como objetivo, além de organizar cursos, formações, encontros para os jovens de toda a Diocese; também estarmos mais próximos dos grupos de base da Pastoral da Juventude da nossa diocese. 

Os temas que discutimos foram os preparativos para o Curso de Lideranças nos dias 24 e 25 de março na Chacara do Cristo Rei, em Marilia. Foi decidido que a taxa de inscrição será de R$20,00, servindo para custear a manutenção do curso e o subsidio para estudos que será entregue. Também discutimos a aproximação que devemos ter dos jovens da Região III. Notamos esta necessidade no fato de não termos muito contato ainda com tais grupos. Para tanto, divulgamos aqui os e-mails que os jovens interessados podem se comunicar conosco. Basta enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. que iremos responder prontamente.

Para finalizar, conversamos e definimos boa parte do ERPJ (Encontro Regional da Pastoral da Juventude), que acontecerá na cidade de Marilia entre os dias 6 e 9 de junho. É um evento regional da Pastoral da Juventude onde jovens de todo o Estado de São Paulo estarão reunidos para partilha. Além disso, fizemos alguns encaminhamentos para a Romaria da Juventude, que será em Presidente Prudente no dia 10 de junho encerrando o ERPJ.

Para mais informações sobre os eventos da Comissão Diocesana da Pastoral da Juventude é só entrar em contato pelos emails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e/ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Guilherme Souza
Comissão Diocesana da Pastoral da Juventude

sobriedade3Com o intuito de fortalecer e contribuir na implantação desta pastoral nas paróquias, 45 participantes estiveram reunidos no dia 11 de março, na paróquia São Judas Tadeus, de Tupã, para participarem de um dia de formação com a Coordenadora da Pastoral da Sobriedade do Regional Sul I, Dalva Rodrigues Carvalho.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa248