26
Qua, Jun

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

encontro-secretarios8No último dia 27, quinta-feira, os secretários da Diocese de Marília participaram de um encontro de confraternização. O 18º Encontro de Secretários foi realizado em uma chácara na cidade de Marília. Cerca de 80 secretários participaram, vindos das três Regiões Pastorais.

principalOcorreu, nos dias 15 e 16 de setembro, em Rinópolis, o 2° Encontro de Formação para Jovens, promovido pelo Setor Juventude. O encontro contou com 48 jovens e, entre eles, 16 paróquias da diocese se fizeram presentes. O tema do encontro foi sobre o “Relacionamento” sob três perspectivas: comigo, com o outro e com Deus.

dnj-frontO Setor Juventude da Diocese de Marília faz os últimos acertos para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012, que será realizado no dia 27 de outubro em Tupã. Além da Missa para os jovens de toda a diocese que participarão, estão programados show com a banda Amigos Pela Fé e a presença do DJ Tau.

iv-sobriedadeAgentes da Pastoral da Sobriedade participaram ontem (5) do IV Encontro de Formação. Realizada no centro de convivência Monsenhor Afonso Haffner, na cidade de Tupã, a formação contou com 61 pessoas representando 11 paróquias da Diocese de Marília

3joam4Do dia 26 a 29 de julho, aconteceu, na Paroquia Nossa Senhora do Rosário, de Pompéia, mais um Acampamento JOAM (Jovens Adolescentes em Missão) sendo este o terceiro realizado. O local do acampamento foi a Fazenda São Pedro, aonde se encontra o Centro de Formação dos Acampamentos. O tema desse acampamento foi "No teu amor encontro o meu lugar".

ecc-casais1Realizado de 13 a 15 de julho, o XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo), realizado na cidade de Presidente Prudente, reuniu casais de todo o país. Com o tema "Família: Projeto de Deus" e lema "Prudente é o homem que edfifica sua casa sobre a rocha"(Mt 7, 24), o encontro foi um momento de reforçar o objetivo do ECC de evangelizar as famílias.

xxecc2Com a palestra “ECC – Serviço-escola da Igreja para evangelizar a família”, o assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, encerrou ontem (15) o XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo. Segundo o bispo, o ECC ganhou muito em quantidade e qualidade nos últimos anos, tornando-se um “instrumento eficaz para ir ao encontro das famílias e evangelizá-las”.

acampa1A Chácara dos Padres em Adamantina sediou de 6 a 9 de julho o I Acampamento JOAM (Jovens e adolescentes em missão) com 92 jovens das Regiões II e III da Diocese de Marília.

vissobr1A Equipe Diocesana da Pastoral da Sobriedade, tendo como orientador o Pe. Carlos Roberto dos Santos, a assessora, Ir. Santa Mendes, o coordenador, Manoel Otre, e a secretária do CDP Débora Felice, esteve reunida no dia 5 de junho com a equipe de coordenação da Pousada Bom Samaritano, em Dracena, e com as irmãs responsáveis pelo Lar Santa Terezinha, em Junqueirópolis

planpast1No dia 19 de junho, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), a equipe responsável pela criação do plano pastoral, se reuniu pela a primeira vez. Estavam presentes o Pe. Ademilson Luiz Ferreira,  Pe. Carlos Roberto dos Santos, Pe. Wagner Antonio Montoz, Pe. Pedro Angelo Manchini, Pe Valdemar Cardoso e Pe.Sérgio Roncon.

litr2e31A dimensão litúrgica promoveu no último domingo, dia 17 de junho, Encontro de formação Litúrgica para as Regiões II e III da Diocese de Marília no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Flórida Paulista.

foto3Nos dias 9 e 10 de junho, o núcleo dos acampamentos em Adamantina promoveu o Curso Pastoreio, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista, contando com a participação de aproximadamente 60 campistas das regiões II e III da Diocese.

iam20121A cidade de Marília sediou no último domingo, dia 10, o II Encontro da Infância e Adolescência Missionária, com o tema “Dai-me Senhor um Coração Missionário”. O evento foi realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e contou com cerca de 150 crianças e adolescentes que foram acolhidas pela comunidade e pelo pároco, Pe. José Afonso Maniscalco.

cf2012-avAconteceu em Itaici entre os dias 18 e 20 de maio, a Avaliação da Campanha da Fraternidade 2012, que teve como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

pedagio-setor1Nos dias 19 e 20 de Maio, o Setor Juventude realizou o primeiro “Pedágio Jovem” durante o retiro Revolução Jesus, na cidade de Dracena. O Pedágio é um projeto que surgiu com o objetivo de evangelizar e divulgar eventos relacionados à juventude.

enc-dio-crianNo dia 20 de maio, na cidade de Pacaembu, aconteceu o Encontro Diocesano da Pastoral da Criança.  O Coordenador Estadual da Pastoral da Criança, Jose Anchieta, esteve presente no encontro, acompanhado da sua esposa Neuza.

saude-regiao2-2Aconteceu no dia 5 de maio, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Inúbia Paulista, o Encontro Regional da Pastoral da Saúde. Cerca de 100 agentes de pastoral esitveram reunidos neste dia.

juventude-abril7Nos dias 21 e 22 de abril ocorreu, em Rinópolis, o Curso de Formação para Jovens, realizado pelo Setor Juventude da Diocese de Marília. O encontro contou com a presença de 57 jovens participantes de 15 paróquias da diocese. Entre eles, estavam representantes de diversos grupos e espiritualidades juvenis.

carceraria2012-7De 27 a 29 de abril aconteceu a assembleia estadual da Pastoral Carcerária em Itapetininga. A assembleia foi uma das mais esperadas do últimos anos, pela busca de respostas aos desafios atuais da superlotação e problemas de saúde nos cárceres. Éramos cerca de 80 agentes de todo o estado, contando com o coordenador estadual Deyvid Livrini,  com o Pe. Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral carcerária e com o novo bispo responsável em acompanhar a pastoral, Dom Otacílio Luziano da Silva.

FACD-10Realizou-se no dia 28 de abril, nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral, em Marília (CDP), o I FACD (Formação para Agentes de Comunicação Diocesana). Representantes de 9 paróquias da Diocese, totalizando 25 agentes de pastoral, participaram das palestras que tiveram como objetivo a formação dos agentes e grupos de Pascom paroquiais e a criação de uma rede de comunicadores.

2-simposio-familia3

Realizou-se nos últimos dias 28 de Abril em Aparecida/SP o 2º Simpósio Nacional da Família. O Simpósio, que aconteceu no Centro de eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”, contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas de todo o Brasil. Nossa Diocese esteve representada pelo casal coordenador da Pastoral Familiar Diocesana Benedito Donizeti Alves e Marlene Lancarovici Alves

gincana2012Em preparação à Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em 2013, no Rio de Janeiro, a proposta vocacional deste ano estará voltada para a juventude.

past batismo1

No último domingo (18), aconteceu a primeira reunião da Equipe Diocesana da Pastoral do Batismo, realizada no Centro Catequético da Paróquia Imaculado Coração de Maria. de Inúbia Paulista, com a presença do assessor diocesano, Pe. Márcio Roberto Rios Martins.O encontro teve inicio com uma oração conduzida pelo seminarista Diego Carvalho e, em seguida, o Pe. Márcio Rios e os membros da equipe fizeram uma breve avaliação sobre os trabalhos realizados pela Pastoral do Batismo no ano passado. Todos tiveram a oportunidade de expor suas avaliações e também sugestões de trabalhos para esse ano.

carc-sub1No dia 17 de março aconteceu, em Araçatuba, a reunião da Sub-Região de Botucatu da Pastoral Carcerária. É a primeira das 2 reuniões que acontecem no ano; uma em cada semestre.

A reunião aconteceu das 8h às 14h e contou com a presença do coordenador da Pastoral Carcerária da Sub-Região, Pe. Valdir Silvestre, de Araçatuba, e mais 14 pessoas das dioceses de Marília, Araçatuba, Lins, Bauru e Assis. Nossa Diocese de Marília esteve representada por três pessoas

Após a oração inicial e apresentação dos presentes, levantou-se a discussão da realidade de penitenciárias e atendimento da pastoral na Sub-Região.

A realidade é alarmante. O Estado de São Paulo conta atualmente com cerca de 160 unidades prisionais, sendo que 60 estão em nossa Sub-Região, ou seja, mais de um terço. Lamentavelmente, muitas unidades prisionais ainda não contam com a visita de agentes da pastoral carcerária. Um desafio constante. Sugeriu-se de agendar uma reunião com os bispos da Sub-Região pedindo uma atenção especial e socorro ao trabalho da pastoral carcerária, considerando os números atuais inflacionados de penitenciárias em nossa região.

Outro dado preocupante: a Diocese de Marília conta com cerca de 17.000 detentos, o que representa ser uma das dioceses com maior população carcerária do Brasil  e do mundo. 

Um dos desafios da pastoral carcerária, além da constante superlotação nos cárceres, é a questão da saúde. A atual falta de atendimento médico nas unidades tem gerado problemas diversos: mais doentes nos cárceres, insegurança para os funcionários do sistema, congestionamento no sistema médico dos municípios que acolhem os detentos em suas unidades de saúde gerando insegurança e revolta na população das cidades que recebem os detentos. Esse tema será o principal da Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária a ser realizado em abril na cidade de Itapetininga.

O CONSEG(Conselho de Segurança Municipal) de Tupi Paulista, em parceria com a pastoral carcerária e batalhão da policia militar, enviará uma moção requerendo ao Estado o atendimento preventivo dos médicos nas unidades prisionais masculina e feminina locais. Essa moção será enviada como modelo para os CONSEGs da região.

A reunião foi muito proveitosa como partilha, discussão de temas atuais e renovação das forças dos agentes da pastoral carcerária para a missão que lhes foi confiada.

Pe. Valdo Bartolomeu de Santana
Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária

past familiar4Realizou-se no último dia 17 de março, no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana, em São Paulo, a Assembleia do Regional Sul 1 da Pastoral Familiar. O Evento que teve início às 7h30 e foi apresentado pela Irmã Ivonete Kurten,  editora chefe da Editora Paulinas. A Assembleia contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas das dioceses que compõem as Sub-Regiões do Regional Sul 1.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250