Qui, Jun

Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária reúne 80 agentes de pastoral

Carcerária

carceraria2012-7De 27 a 29 de abril aconteceu a assembleia estadual da Pastoral Carcerária em Itapetininga. A assembleia foi uma das mais esperadas do últimos anos, pela busca de respostas aos desafios atuais da superlotação e problemas de saúde nos cárceres. Éramos cerca de 80 agentes de todo o estado, contando com o coordenador estadual Deyvid Livrini,  com o Pe. Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral carcerária e com o novo bispo responsável em acompanhar a pastoral, Dom Otacílio Luziano da Silva.

Estava agendado e programado a participação do secretário da Secretaria de Administração Penitenciária, Lourival Gomes para o diálogo sobre os desafios da superlotação no cárcere. Apesar de ter confirmado presença até o dia anterior a assembléia, horas antes do início da assembléia a secretária de Lourival Gomes comunicou sua ausência sem muitas justificativas.

Outro destaque foi quando o Pe. Valdir mostrou o quadro atual dos cárceres no Brasil, principalmente o estado de São Paulo: cada vez aumenta a superlotação nos cárceres. Deixou-nos o desafio a pensar: aumentando cada vez mais a defasagem número de presos X soltura, gerando cada vez uma maior superlotação nos cárceres. O que fazer? A previsão de construção de novas unidades prisionais não dá conta da demanda: todos os  meses aumenta a defasagem de vagas nas unidades prisionais.

A assessoria jurídica da pastoral lembrou-nos da necessidade de trazer a reflexão o debate lembrando os 10 anos do massacre do Carandiru. Existe um blog rede 2 de outubro com vídeo e reflexões -http://rede2deoutubro.blogspot.com.br/  .

Um momento rico foi a troca de boas experiências das equipes da pastoral carcerária pelo Estado. Destacou-se ainda os mais antigos agentes no estado; leigos que dão testemunho de amor pela causa junto aos encarcerados.

As trocas de experiências e a convivência fraterna sempre são momentos ricos da assembléia. As celebrações e momentos de oração renova-nos para a missão.

A nossa diocese foi representada pelo Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, coordenador diocesano e Wilson Roberto Batista, da cidade de Garça.

edicao250