Qui, Jun

Sub-região de Botucatu promove 3º Encontro de Formação da Pastoral Carcerária

Carcerária

No último sábado (16), a cidade de Marília sediou o 3º Encontro de Formação da Pastoral Carcerária da Sub-região de Botucatu (Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente). Seis dioceses estiveram presentes, totalizando 44 agentes (11 da Diocese de Marília).

O encontro foi coordenado pelo Pe. Valdir Silvestre, coordenador da Pastoral Carcerária da Sub-região e assessor da Diocese de Araçatuba. O tema do encontro foi sobre as mulheres encarceradas. A assessora, Heide Cerneka, da Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária, apresentou números e a situação das mulheres presas em todo o Brasil. Destacou, também, a falta de unidades prisionais preparadas para o cuidado com as mulheres, a superlotação e o grave problema das drogas.

Segundo os números apresentados pela assessora, no Estado de São Paulo as mulheres que se encontram presas representam 7% do total de presos e mais de 60% estão cumprem pena por tráfico de drogas. Outra situação apresentada é que 86% das detentas são mães e a maioria cuidava dos filhos antes de ser presas. Quando o pai é preso, a mãe continua cuidando dos filhos; pórem, quando a mãe é presa, os filhos se separaram e o lar se desfaz totalmente.

Discutiu-se, ainda a descriminalização das drogas e a nova lei da prisão preventiva e outras medidas cautelares alternativas (Lei 12.403./2011).

Flickr_albumid=72157627098229403/

Pe. Valdo Bartolomeu de Santana