Ter, Out
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Pastoral Carcerária realiza Assembleia, elege nova coordenação e divulga Carta reafirmando compromisso com os encarcerados

Carcerária

Após a Assembleia Regional, a Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo divulgou carta na qual os agentes se posicionam diante dos desafios à evangelização e à promoção da vida humana nos cárceres.

O encontro aconteceu em Santos (SP), entre os dias 17 a 19 de maio.  O texto reafirma esperança num ‘mundo sem cárceres’. “Neste sentido, entendemos que as injustiças sociais que geram a criminalização da pobreza e o encarceramento em massa no Brasil devem ser denunciados”, consta no texto.

Participaram  81 agentes de pastorais que atuam em 40 dioceses do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento começou na parte da tarde de sexta-feira com as boas vindas e se encerrou no domingo com o almoço. O Bispo Emérito de Catanduva e Referencial da Pastoral Carcerária, Dom Otacílio Luziano da Silva, acompanhou todo o encontro e auxiliou na condução dos trabalhos.

“Inúmeros temas pertinentes ao trabalho da Pastoral Carcerária foram tratados: questão da Mulher presa, Privatização das Unidades Prisionais, restrições de acesso ao Cárcere, Site da Pastoral Carcerária Estadual, Dados Prisionais atualizados, entre outros. Destaque especial para fala de Dom Otacílio: Agentes em comunhão com a Igreja, na qual o bispo destacou a necessidade do agente de pastoral ser católico, com caminhada na Igreja e fiel aos ensinamentos cristãos”, sinaliza Deyvid Livrini, Coordenador Estadual da PCr-SP.

Deyvid Livrini, expôs os relatórios dos 2 anos de atividade da Coordenação Estadual. Falou sobre o trabalho do escritório, sobre as visitas e formações da Coordenação é agradeceu a todo o Estado pela confiança depositada na Coordenação Estadual.

Eleição da Nova Coordenação Estadual

Na assembleia foi eleita a nova coordenação estadual que atuará no biênio (2019 – 2021) composta pelos seguintes nomes:

Coordenadora Estadual – Eliana Rocha, leiga consagrada da Comunidade Aliança de Misericórdia, residente e atuante na Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal de Santana.

Após indicação de Eliana e aprovação da Assembleia foram eleitos os senhores Gerson Rodrigues, Deyvid Livrini e Adolfo Oliosi para as funções de vice-coordenador Estadual, Secretário Executivo Estadual e Secretário Executivo Estadual Adjunto respectivamente. Também foram eleitos os coordenadores das Sub-Regiões do Regional SUL1.

Dom Otacílio, em sua fala final, abençoou a nova Coordenação encorajando todos os participantes a permanecerem fiéis a Missão confiada pela Igreja junto aos irmãos encarcerados.

Leia a carta na íntegra.

Com informações e fotografia da Pastoral Carcerária