Sab, Ago
Clique aqui para baixar

Marília sedia encontro da Sub-Região de Botucatu da Pastoral Carcerária

Carcerária

A cidade de Marília sediou, na manhã do último sábado, 5 de março, o 1º Encontro da Sub-Região de Botucatu da Pastoral Carcerária, evento que reuniu 42 agentes no Centro Catequético Dom Osvaldo Giuntini, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Ao todo, foram três agentes de Araçatuba; dois de Assis; nove de Bauru; sete de Lins; oito de Ourinhos; e 13 da diocese anfitriã. Além de leigos, também participaram oito sacerdotes — dentre eles o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Ademilson Luiz Ferreira, pároco anfitrião —, duas religiosas, três diáconos e um seminarista.

O encontro foi conduzido pelo coordenador da Sub-Região, Pe. Orlando Almeida, de Assis, que fez uma reflexão sobre as visitas aos encarcerados, que são uma das obras corporais da misericórdia, propostas para celebrar o Ano da Misericórdia.

Os participantes também fizeram a avaliação dos trabalhos realizados pela Pastoral Carcerária nas seis dioceses ao longo do ano de 2015, compartilhando, inclusive, suas dificuldades na ação pastoral. “Apontamos a preocupação em construir a ação pastoral num formato missionário, profético e ecumênico, em que a espiritualidade e o engajamento político e social se complementem. Mas também concluímos que o trabalho na Sub-Região da Pastoral Carcerária segue em uma crescente, a despeito das dificuldades encontradas”, observou o professor Wilson Roberto Batista, que esteve à frente da Pastoral Carcerária na Diocese de Marília.

O próximo encontro da Sub-Região, que será de formação, ocorrerá no dia 9 de julho e será sobre a mística da Pastoral Carcerária.

pcr sub 01pcr sub 03pcr sub 02