26
Seg, Ago
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Assembleia Diocesana da Pastoral Carcerária elege nova coordenação

Carcerária

pNo domingo, na Paróquia Nossa Senhora da Gloria, em Tupi Paulista, realizou-se a Assembleia diocesana da Pastoral Carcerária (PCr) de 2015. Nesta, estiveram presentes agentes das três regiões pastorais (oito paróquias), contado com cerca de 35 pessoas entre participantes e equipe de apoio.

A Assembleia teve como tema formativo o Ano da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco que será celebrado por toda a cristandade católica entre 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. Pe Valdo, assessor diocesano da Pastoral, conduziu a formação e lembrou que: “(…) a misericórdia é ter o coração sentindo a causa dos pobres”, estando atento ao mal do qual o outro padece. Assim como, ressaltou que “(…) a Misericórdia é a chave de ouro para seguir Jesus”.

O então coordenador diocesano Wilson Batista (2012 a 2015), fez um relato do envolvimento da Coordenação no presente ano, em inúmeros eventos, tais como, Conferência regional da Defensoria Pública, Reuniões do Sub-regional de Botucatu, Manifestação da Memória do Massacre do Carandiru, Seminário sobre Pesquisa nas Prisões, Debate sobre a redução da maioridade penal, Formações de espiritualidade e serviço pastoral e presença na Assembleia Estadual.

Registrou-se que a Diocese de Marília conta hoje com 62 agentes de Pastoral, mas que nas unidades penitenciárias de Lucélia, Pracinha, Florida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena e Pacaembu, não há Equipes da PCr realizando missões, desafio que deve ser encarado no próximo período.

O calendário das regiões foram discutidos pelos agentes, e em 2016, a Assembleia diocesana deve ocorrer em 30 de outubro, em Marília, na Paróquia Santa Antonieta.

Também foi deliberado/decidido os participantes da Assembleia estadual de 2016, que ocorrerá na Diocese de São José dos Campos.

asspcr coordenadoresPor fim, foi eleita Coordenadora diocesana, por aclamação, a jovem pedagoga Caroline Ribeiro Pereira (Garça), tendo como Vice-coordenador , o agente Julio Pasquim (Marília), assumindo como tarefa fomentar a qualificação do serviço e da formação política dos agentes, como ponto fundamental na caminhada pastoral em nossa Diocese.


Ver album no Flickr ou no Google+