Ter, Jun

Assembleia Diocesana da Pastoral Carcerária elege nova coordenação

Carcerária

pNo domingo, na Paróquia Nossa Senhora da Gloria, em Tupi Paulista, realizou-se a Assembleia diocesana da Pastoral Carcerária (PCr) de 2015. Nesta, estiveram presentes agentes das três regiões pastorais (oito paróquias), contado com cerca de 35 pessoas entre participantes e equipe de apoio.

A Assembleia teve como tema formativo o Ano da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco que será celebrado por toda a cristandade católica entre 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. Pe Valdo, assessor diocesano da Pastoral, conduziu a formação e lembrou que: “(…) a misericórdia é ter o coração sentindo a causa dos pobres”, estando atento ao mal do qual o outro padece. Assim como, ressaltou que “(…) a Misericórdia é a chave de ouro para seguir Jesus”.

O então coordenador diocesano Wilson Batista (2012 a 2015), fez um relato do envolvimento da Coordenação no presente ano, em inúmeros eventos, tais como, Conferência regional da Defensoria Pública, Reuniões do Sub-regional de Botucatu, Manifestação da Memória do Massacre do Carandiru, Seminário sobre Pesquisa nas Prisões, Debate sobre a redução da maioridade penal, Formações de espiritualidade e serviço pastoral e presença na Assembleia Estadual.

Registrou-se que a Diocese de Marília conta hoje com 62 agentes de Pastoral, mas que nas unidades penitenciárias de Lucélia, Pracinha, Florida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena e Pacaembu, não há Equipes da PCr realizando missões, desafio que deve ser encarado no próximo período.

O calendário das regiões foram discutidos pelos agentes, e em 2016, a Assembleia diocesana deve ocorrer em 30 de outubro, em Marília, na Paróquia Santa Antonieta.

Também foi deliberado/decidido os participantes da Assembleia estadual de 2016, que ocorrerá na Diocese de São José dos Campos.

asspcr coordenadoresPor fim, foi eleita Coordenadora diocesana, por aclamação, a jovem pedagoga Caroline Ribeiro Pereira (Garça), tendo como Vice-coordenador , o agente Julio Pasquim (Marília), assumindo como tarefa fomentar a qualificação do serviço e da formação política dos agentes, como ponto fundamental na caminhada pastoral em nossa Diocese.

Ver album no Flickr ou no Google+

edicao250