Sex, Mai

Diocese presente na Assembleia estadual da Pastoral Carcerária (PCr)

Carcerária

assembleiaestualpcrcapaEntre os dias 25 e 27 de abril, no município de Piracicaba, no seminário Imaculada Conceição, transcorreu a assembleia estadual da Pastoral Carcerária do estado de São Paulo, que compreende o regional SUL 1 da CNBB.

A coordenadora paroquial de São Pedro de Garça, Irmã Walmi (Irmãs Franciscanas de Cristo Rei) e o coordenador diocesano, Wilson Roberto Batista, foram os representantes de nossa Diocese.

Na pauta da assembleia, a Exortação Apostólica do Papa Francisco: Alegria do Evangelho, a análise do sistema prisional no Brasil e em São Paulo, justiça restaurativa, direito humano à educação de pessoas em situação de privação de liberdade, a mulher encarcerada e o fim da revista vexatória, foram os temas de formação e reflexão.

Como tem sido regular em todo ano, cerca de 100 participantes de todo o estado de São Paulo, se reuniram e, fraternalmente, buscaram se aprofundar nas questões que compreendem a atuação da pastoral carcerária como presença da Igreja Católica no interior do cárcere.

Tendo como referencial o bispo de Catanduva, Dom Otacílio Luziano da Silva, um dos expositores, a assembleia contou também com a presença de Pe Valdir João Silveira e Heidi Ann Cerneka, membros da coordenação nacional da PCr.

A coordenação estadual executiva da PCr, junto a Equipe da Diocese de Piracicaba, realizaram com êxito o evento.

Por fim, decidiu-se que em 2015, a próxima assembleia ocorrerá na cidade de Embu das Artes, pertencente a Diocese de Campo Limpo/Capital.