Qua, Jun

Assembleia Diocesana da Pastoral Carcerária

Carcerária

assembleiapastoralcarceraria201303No domingo, 27/10, realizou-se na cidade de Tupã, no Centro de Convivência Ms. Afonso Hafner, a anual assembleia diocesana da Pastoral Carcerária (PCr.).

Cerca de 35 agentes de pastoral, tiveram nesta oportunidade uma formação em práticas restaurativas, cujo enfoque foi uma melhor compreensão das emoções, neste caso o sentimento de raiva, assim como, do sentido do perdão em nossa vida, em especial, na atuação pastoral.

A formação foi conduzida pelos agentes Claudia Kimie e Wilson Batista, que realizaram no mês de junho e julho um curso em práticas restaurativas para agentes da PCr de todo o estado na cidade de Jaci, diocese de São José do Rio Preto.

Além da formação, foi também discutida a caminhada da Pastoral Carcerária na diocese ao longo do ano e as perspectivas para a sequencia das atividades pastorais no próximo período. Neste sentido, a formação dos agentes foi tida, novamente, como fundamental para uma melhor ação pastoral.

O Calendário diocesano da PCr foi elaborado nos grupos das regiões I, II e III, para 2014, e eleita delegação que participará da assembleia estadual em abril, na cidade de Piracicaba.

Uma aproximação da PCr junto às outras pastorais sociais, buscando maior unidade e diálogo entre as pastorais, a ênfase no direito à educação das pessoas privadas de liberdade e o aprimoramento da estrutura da Pastoral, foram temas abordados durante a assembleia, cuja espiritualidade foi conduzida pelo Pe Valdo Bartolomeu de Santana, vigário episcopal da região III, que também fez um relato da experiência pastoral que viveu por três dias na cidade do Rio de Janeiro, em comunidades periféricas nos morros cariocas.

Os assembleistas saudaram D. Luiz Antonio e manifestaram ótimas expectativas com a posse do novo bispo no fortalecimento do serviço da PCr como Igreja em nossa diocese, e, logicamente, não deixaram de reconhecer todo o apoio e orientação recebidos por parte de D. Osvaldo, atual bispo emérito da diocese de Marília.

Por fim, o coordenador diocesano, Wilson Roberto Batista, prestou informes acerca das ações da coordenação da PCr no que diz respeito a palestra sobre educação para pessoas privadas de liberdade em faculdade de pedagogia, a inserção da PCr junto ao núcleo de direitos humanos e cidadania da Unesp/Marilia, a participação em conferência de educação e da defensoria pública na defesa dos direitos humanos, os encontros junto à coordenação estadual e subregional, entre outras atividades.

assembleiapastoralcarceraria201301

edicao250