Qui, Jun

Pastoral Carcerária realiza encontros de formação

Carcerária

No domingo (24/2), pela manhã, cerca de 30 leigos católicos participaram de uma reunião com a coordenação da Pastoral Carcerária (PCr) Diocesana de Marília, na cidade de Dracena, no centro pastoral da Paróquia São Francisco de Assis.DSC 0027

Na oportunidade o coordenador diocesano Wilson Roberto Batista (Garça) e o Pe. Valdo Bartolomeu de Santana (Tupi Paulista) puderam apresentar a PCr para leigos interessados em conhecê-la, assim como, foi realizado uma troca de experiências por outros agentes da PCr de municípios como Junqueirópolis, Tupã e de Tupi Paulista.

Após a Celebração da Eucaristia com a comunidade e um cafezinho, a reunião teve sequencia. Questões relacionadas ao perfil dos encarcerados foram abordadas, como por exemplo, o aspecto de que aproximadamente 70% dos sentenciados no sistema penitenciário paulista compõem o segmento populacional que corresponde à juventude. Juventude que é o tema da Campanha da Fraternidade de 2013, que este ano tem mobilizado jovens católicos de todo Brasil e do Mundo para a Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 a 28 de julho.

Ver fotos no Google+

A crítica à uma sociedade consumista, a violência consequente do uso de entorpecentes, a vitimização de setores vulneráveis socialmente, o acesso desigual à justiça, entre outros,  foram pontos tocados pelos participantes.

Ao final da reunião, vários leigos se comprometeram a participar da PCr, outros ficaram de conhecerem ainda mais o serviço prestado pela mesma, mas todos sentiram a necessidade de se aprofundar no conhecimento maior acerca da realidade do cárcere e da missão da pastoral em seu interior.

Na segunda (25/2), agentes da PCr de Marília e Garça participaram de um encontro de formação, na cidade de Garça.

A formação é um dos pontos cuja PCr  tem enfatizado em seus agentes, pois acredita-se que quanto melhor for qualificada a atuação da pastoral, mais significativa e produtiva será a resposta dada pelos setores assistidos, para tanto uma boa compreensão das questões relacionadas à defesa da vida e dos direitos humanos torna-se imprescindível.

O coordenador diocesano da PCr, Wilson Roberto Batista, mediou as discussões e leituras do encontro respaldado pela Equipe da PCr de Garça. A acolhida dos participantes ficou a cargo de Irmã Walmi, que é a coordenadora paroquial da pastoral.

O tema escolhido para esta formação foi direitos humanos e educação, sendo fundamentada por documentos como a Declaração Universal dos Direitos do Homem, e ainda observando o que é determinado no âmbito educacional pela Lei de Execuções Penais.

edicao250