Qua, Set
Clique aqui para baixar

Pastoral Carcerária realiza assembleia diocesana

Carcerária

assembleia2012-4O coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, apresentou nota sobre situação do sistema prisional em SP.

A Pastoral Carcerária realizou, na manhã de 28 de outubro, sua assembleia diocesana, em Junqueirópolis.

O evento ocorreu na Paróquia Santo Antônio e reuniu  31 pessoas, sendo 6 de Garça, 9 de Marília, 2 de Tupã, 1 de Osvaldo Cruz, 7 de Junqueirópolis e 6 de Tupi Paulista.

Após a acolhida e a oração inicial, o coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, relembrou os objetivos da pastoral e também tratando de temas atuais, como a saúde precária dos encarcerados e a realidade carcerária no Brasil, no Estado de São Paulo e na diocese de Marília. O sacerdote também reapresentou o material que está sendo elaborado para a catequese dos encarcerados.

Outro assunto abordado pelo Pe. Valdo foi a "Nota pública da Pastoral Carcerária sobre a atual situação do sistema prisional de São Paulo". Nela, os coordenadores e assessores jurídicos, estaduais e nacionais, expõem os problemas atuais e as iminentes consequências da superlotação dos cárceres no Estado de São Paulo, que representam um terço de toda a população prisional brasileira. "A Pastoral Carcerária é veementemente contrária à violência, seja de quem e contra quem for. Exatamente por isso, vem a público externar a sua preocupação com a atual situação do sistema prisional paulista, cujos malfeitos apontados nos fazem temer pelo pior", dizia a nota, publicada já no início do ano.

Após as considerações do Pe. Valdo, os participantes foram divididos em grupos, por Região Pastoral, a fim de avaliarem sua caminhada durante o ano de 2012 e para planejarem as atividades para o próximo ano, que foram depois apresentadas no plenário. Em seguida, o Pe. Valdo indicou o agente Wilson Roberto Batista como novo coordenador diocesano da Pastoral Carcerária. A assembleia acolheu e o Pe. Valdo torna-se agora o Assessor diocesano da Pastoral Carcerária.

Por volta do meio-dia, o Pe. Valdo presidiu a celebração da Eucaristia e o encontro foi encerrado com um almoço. Ao final do encontro a pastoral carcerária elaborou uma nota apresentando sua preocupação com o caos dos cárceres hoje, também em nossa diocese. Essa nota será publicada nos jornais e site da diocese ( em tempo - a nota está sendo corrigida para depois ser publicada nessa semana ainda).

Situação carcerária

No dia 26 de outubro, o Pe. Valdo foi convidado a celebrar uma missa com os funcionários da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. E, na mesma data, no período da noite, ele falou sobre a situação carcerária na diocese e no Estado, para estudantes de Serviço Social da Unifadra, em Dracena. "É um meio sensibilizar os estudantes para este problema", considerou o Pe. Valdo B. de Santana.

assembleia2012-4 assembleia2012-4 assembleia2012-4