Sab, Mar

Pastoral Carcerária realiza Assembleia Estadual de 2013

Vocacional

asscarcer2013-4

A Pastoral Carcerária(Pcr) do Estado de São Paulo realizou entre 19 e 21 de abril na cidade de Caçapava mais uma assembleia entre agentes de pastoral e coordenadores regionais. Participaram do encontro cerca de 100 pessoas de todo o estado. O clima de fraternidade tomou conta das atividades que tiveram início na sexta-feira com acolhida e apresentação dos participantes.

No sábado Dom Carmo João Rhoden, bispo de Taubaté presidiu a missa que deu início às atividades. Os Temas e trabalhos principais foram: 1) Análise da realidade atual do trabalho da Pastoral Carcerária e do Sistema Prisional no Estado de São Paulo; 2) Alternativas ao quadro social (promoção e garantia de direitos e, segurança pública) 3) Eleição da Coordenação Estadual da PCr-SP e dos Coordenadores de Sub-Regionais.

O padre Valdir João da Silveira, coordenador Nacional da Pastoral Carcerária fez uma análise da realidade atual do trabalho da Pastoral Carcerária e do Sistema Prisional no Estado de SP. Apresentou os desafios consequentes da superlotação dos cárceres e apresentou-nos como uma das alternativas fortalecer a justiça restaurativa.

No domingo as atividades também começaram com a missa matinal, presidida por D. Otacílio, bispo de Catanduva, assessor da PCr no estado. Na sequencia a coordenação prestou contas de seu trabalho durante a gestão 2012-2013. Após um breve intervalo procedeu-se a divisão por grupos e eleição dos coordenadores dos sub-regionais e coordenação estadual da pastoral carcerária. Foi reeleito o atual coordenador Deyvid T. Livrini Luiz por mais um mandato de dois anos.

A diocese de Marília esteve representada pelos coordenador Wilson Roberto Batista e o Assessor Pe. Valdo Bartolomeu de Santana.

A coordenação do sub-regional de Botucatu que congrega as dioceses de Bauru, Ourinhos, Presidente Prudente, Araçatuba, Lins, Marília, Assis, além da diocese sede, ficou a cargo do Pe. Orlando (Assis), e de Wilson Roberto Batista.

Já está programada para julho uma formação, em âmbito sub-regional, dos agentes da PCr, que abordará o tema “Justiça Restaurativa”, com a presença do coordenador nacional da PCr, o Pe. Valdir Silveira.

Antes, no mês de maio, haverá retiros da PCr, nas regiões I (encontro em Garça) e III (encontro em Tupi Paulista).

Por fim, a próxima assembleia estadual da PCr, será realizada na cidade de Piracicaba, no último fim de semana de abril de 2014.

asscarcer2013-4 asscarcer2013-4 asscarcer2013-4 asscarcer2013-4