Sab, Abr

Diocese participa do 7º Sulão de Catequese

Catequese

sulao2Aconteceu de 19 a 21 de agosto o 7º Sulão de Catequese do Regional Sul I, no Ipê Park Hotel, na cidade de São José do Rio Preto. O tema foi "Mistagogia: Novo Caminho Formativo de Catequistas". Teve a participação de mais de 300 catequistas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

sulao1S3010013S3010009S3010010S3010011S3010013Este encontro teve por objetivo ajudar os catequistas numa reflexão bíblico-catequética para sua formação, tendo em vista a iniciação à vida cristã. Saber as exigências necessárias, despertando o aspecto mistagógico, apontando caminhos para o discipulado missionário. Para isto, é preciso entender a fé a partir de Jesus Cristo no contexto dos problemas e desafios de hoje. Assim, a catequese deve levar o catequizando a um verdadeiro encontro com Jesus.

Veja um vídeo feito pela Diocese de São José do Rio Preto sobre este Sulão:

A palavra "Mistagogia" vem de origem grega, ela é composta de duas partes: "mist" + "agogia". "Mist" significa mistério e "agogia" tem a ver com conduzir, guiar. "A referência principal como ambientes formativos deve ser a família a comunidade cristã. E aí que o catequista mistagogo vai conseguir o encontro do catequizado com Jesus Cristo, tornando-o verdadeiro discípulo".

Dalva Jacomini
Coordenadora Diocesana da Catequese