Ter, Jun

Equipe Diocesana da Catequese se reúne para avaliação

Catequese

catequese-4No dia 04 de junho de 2011 (sábado), esteve reunida a Equipe Diocesana de Catequese na cidade de Parapuã. A reunião teve inicio às 9h com a Oração Inicial orientada pelo Padre Adriano dos Santos Andrade, Assessor Diocesano da Catequese. Foi feita a apresentação de novos membros da equipe, entre eles o Frei Eraldo Bortoleto da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Dracena, que assume a assessoria da Região Pastoral III da catequese.

Foi feita uma avaliação do encontro de coordenadores a nível diocesano com o estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, realizada pelo Frei Flavio Gandelini, também da cidade de Dracena, e ainda avaliamos a manhã de Espiritualidade realizada no dia 1º de Maio nas Regiões Pastorais.

No mês de julho deverá acontecer a semana de formação para todos os catequistas da diocese, a nível de micro região, ainda com o estudo do documento Verbum Domini que deverá atingir todos os catequistas de nossa Diocese. Outra sugestão de tema apresentado pela Região II foi o estudo das Diretrizes dos Sacramentos da Diocese de Marilia. Outras paróquias de nossa diocese já adquiriram o Documento das Diretrizes e estão estudando em grupos afins e nos Conselhos Paroquiais.

A equipe debateu também sobre a preocupação com a formação permanente dos catequistas e uma sugestão é a de se estudar como viabilizar a participação dos catequistas de toda a diocese nos cursos de Teologia oferecidos nas três Regiões Pastorais, pesquisando os motivos que dificultam a participação e buscando formas de facilitar o acesso dos catequistas ao curso.catequese-1catequese-3catequese-2

Após várias discussões, pensamos na formação de uma equipe objetivando um projeto diocesano para avançar no processo de Iniciação Cristã, conforme nos pede o Documento de Aparecida, o Diretório Nacional de Catequese, a 47ª Assembléia Geral da CNBB de 2009 e a 3º Semana Brasileira de Catequese(Doc. 97).

O Padre Nelson Bernardino, Assessor da Região II, lembrou a todos sobre o Curso de Atualização dos leigos nos dias 26,27 e 28 de agosto que irá tratar sobre a dimensão bíblico-catequética, mesmo tema para o Curso de Atualização do Clero, e solicitou que todos divulguem este acontecimento, pois será muito importante para toda a catequese. Encerramos a reunião em clima de muito carinho e fraternidade entre os membros.

Dalva Jacomini
Coordenadora Diocesana da Catequese