Qua, Set
Clique aqui para baixar

São Mateus 'fala' aos catequistas em formação no ITRA em Marília

Catequese

cateq formacao01Reza a tradição católica que o primeiro dos evangelhos da Sagrada Escritura tem sua autoria atribuída a São Mateus, o publicano que trocou o ofício de arrecadar moedas pelo de distribuir a Palavra de Deus, hoje dividida nos 28 capítulos que abrem o Novo Testamento.

Entrevista com Pe. Danilo Nobre:

Pois as palavras de um ex-cobrador de impostos, redigidas há quase dois milênios, arrecadaram a atenção dos 138 catequistas que aceitaram o custo do frio noturno para participarem de mais um Encontro de Formação, realizado na segunda (28) e terça-feira (29), no ITRA (Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos), em Marília.

Organizado pela coordenação de catequese da Região 1 da Diocese de Marília, o evento reuniu representantes de quase todas as paróquias da cidade – as únicas ausências, segundo a lista de presença, foram da catedral São Bento e do santuário Nossa Senhora da Glória.

A formação foi realizada simultaneamente em Oriente (SP), onde se tratou do mesmo evangelho e também em Garça (SP), cujo assunto escolhido foi a exortação apostólica 'Evangelli Gaudium' ('A Alegria do Evangelho'), do papa Francisco.

Em Marília, as explicações sobre o Evangelho de São Mateus foram conduzidas pelo vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, Pe. Danilo Nobre dos Santos, cujo carisma cativou os presentes, ora pelo bom humor, ora pelas reflexões propostas.

"Muito mais que uma simples aula foi uma troca de valores, conhecimentos e experiências. Nós construímos juntos os temas que trabalhamos a partir da realidade que cada catequista encontra na sua comunidade paroquial", avaliou Pe. Danilo.

Questionado sobre como o Evangelho de Mateus pode ser efetivamente aplicado no cotidiano da catequese, o sacerdote diz esperar que os catequistas possam apropriar-se de "algumas experiências de vida que vão ilustrar o que é central no evangelho".

"Jesus, como mestre da Justiça, não uma Justiça influenciada, instrumentalizada, mas de fato aquele que quer fazer a vontade de Deus. Essa é a Justiça de Jesus segundo São Mateus. Se colocarmos isso em prática, certamente a injustiça já não tem mais vez", explicou.

INICIAÇÃO CRISTÃ

A formação de catequistas tem mais um dia de atividades hoje no ITRA, a partir das 19h30. O assunto do dia é a Iniciação da Vida Cristã. Os palestrantes serão o Pe. Anderson Messina Perini, pároco da Santa Antonieta e Pe. Carlos Roberto dos Santos, administrador paroquial da Nossa Senhora Auxiliadora, do Distrito de Avencas.

Ambos vão abordar sobre a Profissão de Fé (Creio) e o Pai-Nosso. Segundo informou a coordenação de catequese, são aguardados hoje, principalmente, os catequistas de 2ª etapa dos níveis de Eucaristia e Crisma. A palestra tem entrada gratuita.