17
Qua, Jul

Mais de trezentos catequistas da Região III reuniram em Tupi Paulista para formação

Catequese

catequeseformacaoregiao3 2014002No dia 17 de fevereiro, reuniram se em Tupi Paulista aproximadamente 350 catequistas para um momento especial de formação.

A Coordenadora da Catequese da Região III da Diocese de Marilia, Dejandira Moraes fez a acolhida das caravanas compostas por catequistas das paróquias das cidades da região compreendida entre: Florida Paulista e Panorama. Também estiveram presentes catequistas das cidades de: Andradina e Nova Independência que contaram com o acompanhamento pelo Padre Gilmar, Pároco daquelas cidades.

O Pároco de Tupi Paulista e Vigário Episcopal da Região III, Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, apresentou o Padre Adriano Assessor Diocesano da Comissão Pastoral para Animação Bíblico Catequética e o Frei Eraldo Bortoletto, Coordenador da Catequese da Região III.

A formação foi em torno do Livro: Mesa do Pão/ Catequese como Iniciação Cristã, apresentado pelo autor gaúcho Pe. Leomar Antônio Brustolin. Pe Leomar apresentou um novo método de catequese baseado na Leitura Orante da Bíblia, valorizando os momentos dos encontros tornando-os em espaços celebrativos.

Conforme alguns depoimentos os catequistas gostaram muito do novo método que já é utilizado em algumas paróquias e se mostraram dispostos a colocar em prática a nova experiência.

 

Biografia

Leomar Antônio Brustolin, fez a Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e Doutorado em Teologia - Ponticia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente na pesquisa em Cristologia, Escatologia, Espiritualidade, Mariologia, Ensino Religioso, Catequese e Pastoral Urbana.

Coordena o Mestrado em Teologia na Faculdade da Teologia da PUCRS e o Curso de Pós-graduação (lato sensu) em Ensino Religioso da PUCRS. Como escritor, publicou pelas Paulinas-Editora: Maria, Símbolo do Cuidado de Deus (2004); Formação Bíblica para Catequistas (2004); Nossa Senhora de Caravaggio: História e Novena (2005); O Caminho da Fé (2006). Tem outros livros publicados na área de escatologia e catequese. Leomar Brustolin ministra cursos e palestras no País sobre os temas de suas pesquisas. Pertence ao clero da Diocese de Caxias do Sul onde exerce o seu ministério como pároco da Catedral. Fonte: (www.paulinas.org.br)

Texto e fotos: Antônio Luciano Teixeira / PASCOM

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250