24
Sex, Mai

Apresentado tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016

Pastoral da Comunicação

O Vaticano comunicou, na manhã de ontem, 29, que o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016 será “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. A celebração é motivada pelo Conselho Pontifício para as Comunicações. Na 50ª edição, o evento será comemorado, no domingo, 8 de maio, por ocasião da Solenidade da Ascensão do Senhor.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é promovido desde o Concílio Vaticano II, após publicação do Decreto Inter Mirifica, de 1963, sobre os meios de comunicação. Em 7 de maio de 1967, a data foi celebrada pela primeira vez. Todos os anos é divulgada a mensagem do papa, publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores (24 de janeiro).

Comunicação e misericórdia

A escolha do tema está em sintonia com o Jubileu extraordinário da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro. O papa Francisco deseja que o Dia Mundial das Comunicações Sociais seja ocasião propícia para refletir sobre a relação entre comunicação e misericórdia.

Na Bula de proclamação do Ano Jubilar, o papa Francisco afirma que “ a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa”. Recorda, ainda, que a mensagem do Evangelho deve ser divulgada na linguagem e gestos próprios, “para penetrarem no coração das pessoas e desafiá-las a encontrar novamente a estrada para regressar ao Pai, devem irradiar misericórdia".

CNBB com informações e foto da Rádio Vaticano

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa248