17
Qua, Jul

Experiências de comunicação educativa encerram o 9º Muticom

Pastoral da Comunicação

A programação do 9º Muticom entra em sua reta final com o anúncio de Joinville (SC) como cidade sede do próximo mutirão nacional. Na manhã, os comunicadores de todo o país ainda acompanharam a apresentação de projetos que envolvem a comunicação no processo educacional.

O último dia do 9º Mutirão de Comunicação (Muticom) da CNBB começou, em Vitória (ES), com a apresentação de diversas experiências de comunicação educativa. Na exposição, gestores de projetos que trabalham com rádios, impressos, fotografias e audiovisuais, demonstraram os resultados positivos nos trabalhos com as mídias.

Dentre os experimentos explanados, a professora Zanete Dadalto falou sobre a iniciativa que desenvolve com seus alunos do curso de jornalismo de uma instituição de ensino superior de Vitória.

Trata-se do projeto ‘Procissão Fotográfica’ desenvolvido durante as peregrinações anuais por ocasião dos festejos de Nossa Senhora da Penha que é a terceira maior romaria mariana do Brasil e reúne, ao longo de oito dias na capital capixaba, 2 milhões de pessoas. Segundo a idealizadora da atividade foto jornalística, o objetivo do trabalho é “produzir fotos sem intervir na realidade”.

No final da manhã, o bispo auxiliar de Aparecida (SP) e presidente da comissão episcopal para a comunicação da CNBB agradeceu aos participantes e a todos os membros da equipe organizadora parabenizando-os pelo evento, “ninguém faz nada sozinho, obrigado pelo 9º Muticom”, motivou.

Dom Darci também anunciou o próximo mutirão nacional, em sua 10ª edição sob o tema ‘Educar para a Comunicação’, que acontecerá em 2017 entre os dias 16 e 20 de agosto, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

No período da tarde aconteceu a missa de encerramento do evento no Convento da Penha presidida pelo arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela. Em sua homilia, o metropolitano disse que Jesus Cristo, o comunicador do Pai, veio trazer vida de Deus para a humanidade, por isso, os comunicadores não podem perder de vista o esforço eclesial realizado no mutirão nacional, "precisamos usar as técnicas atuais de comunicação para anunciar a Boa Notícia", afirmou.

Após a celebração, os participantes do 9º Muticom fizeram uma visita ao Museu da Vale.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250