Sab, Mar

Postura ética e lançamento de projeto marcam o segundo dia do 9º Muticom

Pastoral da Comunicação

pascom muticom dia2 1Na missa, o bispo presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB fez o lançamento oficial do projeto Conexão Pascom que quer integrar os agentes de pastoral do país. Logo após, palestras reforçaram a postura ética do cristão em meio a era da informação.

As atividades do segundo dia do 9º Muticom na capital capixaba começaram logo cedo com a celebração eucarística. Presidida por dom Darci Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e concelebrada por diversos bispos e padres, a missa congregou os participantes do encontro no centro de convenções.

“É a Igreja se reunindo com alegria; é a Igreja se comunicando”, motivou dom Darci ao ressaltar que o 9º Muticom configura-se como um esforço concreto da comunhão eclesial no Brasil. Na ocasião, o bispo lançou o projeto ‘Conexão Pascom’ que tem o objetivo de reunir os agentes da pastoral da comunicação no cenário nacional.

Após a celebração litúrgica, os comunicadores contaram com a palestra ‘Internet e Redes Sociais’ ministrada por dom Gebhard Fürst, presidente da comissão de comunicação social da Conferência Episcopal Alemã (Adveniat). Ao confrontar a avalanche de informações disponíveis nas redes sociais e nos canais midiáticos, é tarefa e missão de todo cristão, segundo o bispo da Adveniat, “preenche-los com vida em favor do homem”.

‘A comunicação social e a construção ética do indivíduo’ foi o tema desenvolvido pela professora Elizabeth Barros. Para ela, a realidade não pode ser reduzida àquilo que os olhos contemplam, em torno de todos há “uma franja virtual” que pode ser entendida como uma potência de transformação da vida. A partir disso, em sua subjetividade, o ser humano constrói sua dimensão ética. “A postura ética nos convoca a uma solução, Ética é fazer pensar a realidade”, refletiu a professora.

Ainda durante a manhã, os participantes do Muticom conferiram a palestra do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Com o tema ‘A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo’, a partir da teologia do Vaticano II, o bispo discorreu a importância de se assumir a postura de anunciar, nas redes, o Evangelho e não simplesmente postar informações que não se conectam com a vida cotidiana. “Seja real ou digital a comunicação é sempre relação”, disse Brustolin.

Os comunicadores ainda contaram com o sorteio digital de brindes. No período da tarde, oito grupos de trabalhos trataram inúmeros temas relacionados a comunicação eclesial em geral.

Veja o album com todas a fotos do Muticom

Ver album no Flickr