18
Qua, Set
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Missa da Ascensão do Senhor e das Comunicações em Tupi

Pastoral da Comunicação

A missa da Ascensão do Senhor celebrada no dia 17 de maio na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, marcou também o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais onde os membros da PASCOM (Pastoral da Comunicação) participaram apresentando alguns objetos de comunicação durante a missa que foi marcada ainda pela apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o dia das Comunicações.

tupi dmc2A missa da Ascensão do Senhor celebrada no dia 17 de maio na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, marcou também o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais onde os membros da PASCOM (Pastoral da Comunicação) participaram apresentando alguns objetos de comunicação durante a missa que foi marcada ainda pela apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o dia das Comunicações.

"Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, é o tema da mensagem para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. 

A reflexão proposta pelo Papa Francisco foi oportuna porque tem como ponto de referência a família. Aliás, a família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar. Voltar a este momento originário pode-nos ajudar, quer a tornar mais autêntica e humana a comunicação, quer a ver a família dum novo ponto de vista.

Os meios mais modernos de hoje, irrenunciáveis, sobretudo para os mais jovens, tanto podem dificultar como ajudar a comunicação em família e entre as famílias. Descobrindo diariamente este centro vital que é o encontro, este “início vivo”,

saberemos orientar o nosso relacionamento com as tecnologias, em vez de nos deixarmos arrastar por elas. Também neste campo, os primeiros educadores são os pais. Mas não devem ser deixados sozinhos; a comunidade cristã é chamada a colocar-se ao seu lado, para que saibam ensinar os filhos a viver no ambiente da comunicação, segundo os critérios da dignidade da pessoa humana e do bem comum “A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos”, escreveu o papa na mensagem.

O texto na íntegra pode ser confido: no Facebook da Paróquia Nossa Senhora da GlóriaNossa Senhora da Glória ou ainda no Site da CNBB.