Dom, Out

Diocese participa de Encontro de Agentes da Pastoral da Comunicação em SP.

Pastoral da Comunicação

joice-dassiDiretório de Comunicação da Igreja Católica no Brasil foi tema de encontro, realizado em parceria com a editora Paulinas.

Cerca de 70 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), das Regiões Lapa, Sé, Ipiranga, Santana, Brasilândia e Dioceses de Marilia, Santo André, Bauru, Guarulhos e Caratinga (Minas Gerais), reuniram-se, no sábado 30 de agosto, no auditório Teresa Merlo, na sede da Sepac – Editora Paulinas na Vila Mariana, capital paulista, para uma formação promovida pelo Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac), em parceria com a Pascom da Arquidiocese de São Paulo.

Representando a Diocese de Marília, estiveram presentes Joice Cristina e Alessandro Dassi - coordenador da Pascom da Região II (de Herculândia a Adamantina), atuantes na Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã/SP, cujo pároco responsável é o Padre Miguel João Borro.

Assessorada pela Irmã Helena Corazza doutoranda em Ciências da Comunicação e Adriano Miranda, professor, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação. Irmã Helena, falou do assunto principal deste encontro, fazendo uma apresentação sumária e breve do Diretório da Comunicação. Este diretório coloca uma visão da Igreja situada num mundo em mudanças é uma Igreja em saída.

O Diretório demorou bastante tempo para ser elaborado, mas vem como um cunho do magistério do Papa Francisco em missão. Irmã ressaltou que a Igreja tem uma história de comunicação e comentou alguns antecedentes, como documentos pontifícios sobre comunicação antes do Concílio Ecumênico Vaticano 2º.

Existe a dificuldade da Igreja em compreender a importância da comunicação, temos um grande momento de divisor de águas que é o Concílio Ecumênico Vaticano 2º o decreto Inter Mirifica e outros documentos que também falam como a Igreja oficialmente assume para si o direito e o dever de anunciar e pregar o Evangelho pela comunicação.

Professor Adriano dando continuidade acrescentou o trabalho de propiciar aos agentes de pastorais uma reflexão quanto ao papel da comunicação em sua pastoral e a necessidade da potencializá-la para o diálogo entre as pastorais e a sociedade. Comentou as urgências da Igreja, em permanente estado de missão e Igreja casa da iniciação cristã.

No encontro houve ainda trocas de experiências entre os participantes por grupos de afinidades nas oficinas: "Planejamento e produção de eventos"; "A comunicação nas Pastorais Sociais"; "A comunicação de engajamento de jovens.".

Fonte: Rádio Interativa Tupã

sepac01