18
Qua, Set
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Ciberteologia destacou as reflexões do penúltimo dia de encontro

Pastoral da Comunicação

encontronacionalpascom capa3dia

O penúltimo dia do 4º Encontro Nacional da Pascom e 2º Encontro de Jovens Comunicadores, que contou com a leitura de uma mensagem enviada pelo Papa Francisco, foi marcado por reflexões ciberteológicas.

Os fieis de todo o país que participam do 4º Encontro Nacional da Pascom e 2º Encontro de Jovens Comunicadores que, com suas vocações anunciam o Evangelho de Jesus Cristo, iniciaram os trabalhos deste sábado com a Adoração Eucarística que contou com a animação das irmãs paulinas do Grupo Chamas. O momento enfatizou que a dimensão do testemunho é meio vital para que os comunicadores anunciem de forma eficaz a mensagem da Igreja.

A alegria tomou conta dos Centro de Eventos Padre Paulo Vitor Coelho quando o Arcebispo de Aparecida, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis fez a leitura da mensagem que o Papa Francisco enviou aos participantes do evento ressaltando a importância das reflexões para a caminhada eclesial no Brasil. Uma benção apostólica, enviada pelo Sumo Pontífice, também foi conferida aos comunicadores.

Após o momento de espiritualidade e motivação, a Ciberteologia, o Diretório de comunicação da Igreja no Brasil e o Portal Jovens Conectados foram os temas que compuseram a apresentação do segundo painel do encontro.

A Ciberteologia ficou a cargo do Padre Antônio Spadaro, de Roma, que à luz de documentos pontifícios e de suas pesquisas, afirmou a necessidade da Igreja pensar a fé em tempos de rede digital para poder compreender sua vocação no mundo e poder, com êxito, levar a Boa Nova de Cristo: "a Igreja não é convidada a ser moderna, mas a pensar a fé numa cultura que está conectada e, assim, interpretar teologicamente a rede", conclui o jesuíta.

Já o professor Moisés Sbardelotto, pesquisador da área de comunicação, explicou de maneira geral o Diretório de comunicação da Igreja no Brasil para reafirmar que todo o conteúdo desenvolvido no evento possibilita aos comunicadores colocarem em prática a cultura do encontro, como conclama o Papa Francisco, por meio de suas práticas pastorais.

Depois da explanação, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da CNBB, Padre Sávio Ribeiro, apresentou como surgiu e como é desenvolvida a dinâmica do site Jovens Conectados com testemunhos de membros espalhados por todo o país.

Ainda pela manhã, os conferencistas responderam diversos questionamentos que esclareceram a maneira de como a Pascom pode gerar comunhão em suas atividades. Padre Spadaro ainda desenvolveu o pensamento de que a ciberteologia apenas contribui com o projeto de Salvação pelo fato de ajudar a pensar a fé, mas como disse o jesuíta, "é Deus quem salva".

Várias oficinas, que uniram as teorias e as práticas comunicacionais, preencheram o período da tarde e, com explanações e testemunhos de especialistas e pesquisadores da área, instigaram os agentes da comunicação a aperfeiçoarem suas ações pastorais.

Os integrantes da Diocese de Marília participaram do seminário que demonstrou a estrutura da Pascom no âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial, do seminário de Rádio que contou com a presença a irmã Helena Corazza, que figura entre os grandes nomes de estudiosos do país e também da apresentação de Web, com a presença do Padre Spadaro.

O sacerdote jesuíta desenvolveu o pensamento de que a percepção das emoções e ideias, no cotidiano das redes digitais, transparece a dinâmica da vida interior e espiritual dos homens e exemplificou situações em que o próprio interior humano se aflora no mundo digital, ambiente em que Deus se manifesta e, por isso, a necessidade de uma evangelização digital.

Os dois encontros acontecem em conjunto, na cidade de Aparecida (SP) e termina amanhã, dia 27.